Ao contrário dos outros eventos de halving do Bitcoin, desta vez há uma nova fonte de demanda, conforme observou uma análise da plataforma IntoTheBlock, em 13 de abril. A análise observou o impulso na indústria proveniente dos fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista.
À medida que o quarto halving do Bitcoin se aproxima, a comunidade de criptomoedas está atenta às possíveis oscilações nos preços. Historicamente, os eventos de redução pela metade impactam nos preços, com altas do Bitcoin muitas vezes coincidindo com os eventos de halving.
A análise destacou que, ao contrário dos outros eventos, neste próximo halving do Bitcoin há uma nova fonte de demanda que vem do setor institucional tradicional, impulsionado pelos recém-introduzidos ETFs de Bitcoin à vista. A negociação dos ETFs dos EUA iniciou, em 11 de abril, elevando a negociação do setor a novos patamares.
“Ao contrário das reduções anteriores do BTC, desta vez há uma nova fonte de demanda vinda do setor institucional tradicional. Os recém-introduzidos ETFs de Bitcoin impulsionam a demanda institucional, fazendo com que as carteiras de ETF já acumulem 4,27% da oferta de Bitcoin!”, escreveu.
Unlike past BTC halvings, this time there’s a new source of demand coming from the traditional institutional sector.
The newly introduced Bitcoin ETFs drive institutional demand, leading to ETF wallets already amassing 4.27% of the Bitcoin supply! pic.twitter.com/volLU15Wgd
— IntoTheBlock (@intotheblock) April 13, 2024
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 67.584,46 com baixa de 2.5% nas últimas 24 horas.
Crescimento da demanda por Bitcoin sinaliza impulso para preços mais altos após halving
O impulso para preços mais alto após o halving do Bitcoin (BTC) tem encontrado uma base forte no crescimento da demanda pela maior criptomoeda do mercado, observando ciclos anteriores do evento, conforme observou a plataforma especializada em análises de criptomoedas, CryptoQuant, em 9 de abril.
O evento de halving reduz 50% da recompensa por bloco que os mineradores recebem, uma medida introduzida por Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, para moderar a inflação da criptomoeda. Diminuindo as recompensas por mineração, a intenção é reduzir o ritmo de geração de novos Bitcoins, incrementando sua escassez e, por consequência, seu valor, especialmente sob uma demanda crescente. O halving do Bitcoin acontecerá dentro de alguns dias.
De acordo com a análise, observando o padrão registrado em ciclos anteriores, o crescimento da demanda por Bitcoin por parte das baleias de BTC disparou, impulsionando alta dos preços. Atualmente, o crescimento da procura é o mais elevado, segundo os dados.