Após a Rússia invadir a Ucrânia, na semana passada e manter o conflito até, pelo menos, a manhã desta quarta-feira (02), fizeram com que diversas sanções econômicas fossem aplicadas ao país, mas também boicote de empresas ao país presidido por Vladmir Putin. o mais recente deles foi anunciado hoje pela Animoca Brands.
Isso poque, uma das principais empresas de jogos blockchain, planeja cortar laços com os seus clientes russos, como uma forma de resposta à invasão da Ucrânia pelo país.
Em um comunicado à imprensa, divulgado pela Bloomberg News, a Animoca Brands revelou que está cortando seu serviço para clientes russos. O movimento da empresa a destaca entre as principais empresas relacionadas a criptomoedas, que continuaram atendendo usuários russos, mesmo com o aumento das sanções e outras indústrias recuando nos investimentos na Rússia.
O cofundador da Animoca, Yat Siu, afirmou em entrevista que a decisão afetará subsidiárias como Gamee e Lympo, mesmo afirmando que o número de usuários russos não é grande o suficiente para ter um impacto material nos resultados da empresa.
O conselho legal que recebemos é que agora temos que impor algumas restrições. É um país sancionado a par da Coreia do Norte. No momento em que acabamos fazendo negócios nessas áreas, podemos nos tornar financeiramente excluídos do sistema financeiro”, comentou Siu.
Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro da Ucrânia, chegou a pedir para que as corretoras de criptomoedas bloqueassem endereços de usuários russos, contudo, as principais exchanges de criptomoedas afirmaram que não podem fazer tal ação, acreditando que seria uma medida contrária ao espírito libertário dos tokens.
Mesmo assim, a posição da Animoca Brands será mais dura e deixará de vender ações para investidores russos, segundo Siu, além de bloquear usuários russos. A Gamee já anunciou na semana passada, numa publicação no Twitter, que está fechando seus serviços para a Rússia, enquanto a Lympo também comunicou que ia parar de publicar NFTs de atletas russos, interrompendo as negociações com os atletas do país para ingressar no Lympo NFT Ecosystem. Vale lembrar que os produtos da Animoca usam propriedade intelectual de marcas globais populares como Fórmula 1 e Walt Disney Co.