A indústria de criptomoeda vem especulando muito sobre o impacto no setor com a eleição presidencial dos EUA de 2024, programada para novembro, como muitos participantes da comunidade acreditando em um cenário positivo se o candidato republicano Donald Trump vencer a disputa presidencial.
No entanto, analistas da VanEck estão sugerindo que presidência de Kamala Harris poderá ser ainda melhor para Bitcoin. No tocante ao qual resultado poderia ser mais benéfico para o setor, a análise da VanEck ofereceu uma vertente que não é tão clara.
Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, e Nathan Frankovitz, analista de investimentos em ativos digitais da empresa, destacaram na análise: “Nós achamos que enquanto Kamala Harris e Donald Trump estão otimistas em relação ao Bitcoin, cada um apresenta implicações mais matizadas para os mercados de ativos digitais mais amplos”.
“Ambas as administrações provavelmente manterão os gastos fiscais, se não acelerarem ainda mais, o que pode levar a mais flexibilização quantitativa — especialmente se exacerbada por políticas antiempresariais”, complementaram.
Os analistas destacaram um cenário em que Kamala Harris mantivesse Gary Gensler como presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) ou se alinhasse com a ala de Elizabeth Warren quando se trata de política financeira. “Nesse caso, espera-se que a indústria de ativos digitais enfrente um ambiente regulatório mais rigoroso que prejudicaria a adoção institucional de ativos digitais nos EUA, restringindo ainda mais a atividade empresarial doméstica”.
Neste sentido, os especialistas veem que uma gestão de Harris poderia ser melhor apenas para a maior criptomoeda do mercado:
“Somente no Bitcoin, no entanto, argumentaríamos que uma presidência de Kamala Harris pode ser ainda melhor para o Bitcoin do que um segundo mandato de Trump porque, em nossa opinião, aceleraria muitas das questões estruturais que impulsionam a adoção do Bitcoin em primeiro lugar. Você pode encontrar nossa explicação dessas questões nesta pesquisa. Se isso acontecer, a clareza regulatória única do Bitcoin provavelmente o tornará ainda mais competitivo do que outros ativos digitais”.
Contudo, os especialistas ressaltaram que uma presidência de Trump seria otimista para todo o ecossistema de criptomoedas.
Vale lembrar que, um relatório recente da empresa de pesquisa e corretagem, Bernstein, revelou que Bitcoin poderá subir e atingir uma nova máxima história com a vitória de Donald Trump ou cair bruscamente se Kamala Harris conseguir se eleger.