Enquanto a comunidade de criptografia aguarda o hard fork supostamente otimista de Londres no blockchain Ethereum, alguns analistas estão tomando uma posição cautelosa em relação ao éter (ETH, + 4,49%) e prevêem uma pequena reação de preço após a atualização.
“Não espero muita ação em qualquer direção”, disse o trader e analista Alex Kruger. “A atualização em si é superestimada, e o que importa é o que acontece depois.”
Ether é o token nativo do blockchain da Ethereum, que está programado para passar por um hard fork, ou atualização incompatível com versões anteriores, chamada de “London” em 5 de agosto. A mudança implementará quatro propostas, incluindo a Proposta de Melhoria Ethereum (EIP) 1559 que irá ativar um mecanismo para queimar uma parte das taxas pagas aos mineiros.
Assim que a atualização entrar em vigor, espera-se que atraia um recurso deflacionário de ativos para o éter, possivelmente atraindo mais demanda de investimento para a criptomoeda. Essa é a narrativa popular na comunidade criptográfica. “Atualização ETH deflacionária EIP-1559 agendada. A queda de hoje é uma bênção, ”Simon Dedic, sócio-gerente da Moonrock Capital, tuitou na terça-feira.
No entanto, embora a atualização introduza um mecanismo de gravação, a quantidade de éter destruída dependerá do uso real da rede. Em outras palavras, o EIP-1559 não influencia diretamente o suprimento de éter. Nesse sentido, a narrativa otimista parece exagerada por enquanto, disse Kruger.
A redução do bitcoin se refere a um código programado que reduz a emissão por bloco da criptomoeda pela metade a cada quatro anos. A redução pela metade torna a política monetária do bitcoin previsível. A atualização do EIP faz exatamente o oposto.
“É difícil, no entanto, prever exatamente quanto éter será queimado ao longo do tempo, dado que a taxa básica se ajusta dinamicamente de acordo com a atividade da rede e a demanda por espaço em bloco”.
Outra fonte de incerteza é o impacto do EIP-1559 na economia do minerador e como a comunidade responderá após a atualização. De acordo com a Compass Mining , as mineradoras verão suas receitas cair de 20% a 30% após a atualização porque parte de suas taxas será queimada.
Todas essas coisas se tornarão aparentes com o tempo. Assim, os comerciantes podem sentar-se em cima do muro no curto prazo – ainda mais porque a popular narrativa de alta parece ter sido precificada, de acordo com Pankaj Balani, CEO da Delta Exchange.
Ether dobrou para $ 4.000 nas quatro semanas até meados de maio, desacoplando do então bitcoin rangebound principalmente no verso da narrativa de que a atualização EIP reduziria o suprimento de ether. A criptomoeda registrou uma tendência recorde de vitórias em 12 dias de 21 de julho a 2 de agosto, ganhando quase 50%.
“A próxima atualização pode não ser um evento”, disse Balani. “A criptomoeda continua dependente do bitcoin em termos de preço no curto prazo.”
O mercado de opções parece concordar com Balani. A volatilidade implícita de um mês do Ether continua sua agitação lateral, um sinal de que os investidores não esperam grandes movimentos nas próximas quatro semanas.
Joel Kruger, estrategista de câmbio da LMAX Digital, disse: “A combinação de o mercado entrar em resistência técnica em um momento em que o evento está acontecendo pode de fato se traduzir em uma reação de venda direta”. No entanto, contratempos, se houver, provavelmente serão bem suportados até a área de US $ 2.000, disse ele.
O Ether está atualmente sendo negociado perto de US $ 2.500, tendo atingido altas de dois meses acima de US $ 2.650 em 1º de agosto. A criptomoeda caiu 0,12% nas últimas 24 horas, enquanto o bitcoin perdeu 1,3%.
Balani prevê que o ether subirá para US $ 3.000 se o bitcoin conseguir garantir uma posição segura acima da resistência de longa data de US $ 40.000. A maior criptomoeda custa cerca de US $ 38.250 até o momento.