O Day trading é uma profissão que muitas pessoas ganham dinheiro, mas operar criptomoedas sem um plano ou conhecimento não é a melhor forma de iniciar. Por esse motivo, todos os traders estudarão os gráficos de criptos em busca de um padrão reconhecível para ajudá-los a prever, até certo ponto, como o preço das moedas se desenvolverá ao longo do dia. Um dos padrões de negociação mais lógicos e consistentemente é o padrão ABCD.
O que é o padrão ABCD?
O padrão ABCD é um padrão de valor altamente reconhecível que é utilizado a muito tempo no mercado de ações em todo o mundo, todos os dias. A principal característica reconhecível de um padrão ABCD é que a perna A para B (perna AB) corresponde à perna C para D (perna CD) – em outras palavras, AB ≈ CD. A perna B para C (perna BC), entretanto, representa retrocessos e consolidação de valor. Esses padrões podem ir para os dois lados e, portanto, podem ser de alta ou de baixa . Dependendo de qual seja, o investidor irá comprar ou vender no ponto D.
Os padrões ABCD não estão presentes em todos os gráficos de ações, mas a maioria dos investidores argumentará que, se alguém cavar fundo o suficiente, eles podem ser encontrados todos os dias. O padrão é previsível e, portanto, considerado bom seguir para obter lucro. No entanto, como em qualquer comércio, isso nunca é garantido.
Quando usar o padrão ABCD?
Graças à sua simplicidade e ao fato de que a maioria dos outros padrões são baseados nele, o padrão ABCD é particularmente bom para usar ao iniciar a negociação .
É também conhecido como “padrão da tarde”, o que significa que começa no final do dia. O ponto de entrada do investimento geralmente cai na janela das 14h, que é entendida como sendo entre 13h e 15h30. Portanto, também é um ótimo padrão a se observar se você for um trader de meio período, uma vez que cai durante o almoço.
Dicas para encontrar o padrão ABCD
Uma dica útil é que os alertas podem ser definidos em plataformas como Phemex para negociação de criptomoedas ou StocksToTrade para outras ações. Eles podem alertá-lo quando o estoque atingir um valor definido por você, por isso é tão importante fazer a pesquisa com antecedência.
Você não apenas saberá quando investir, mas também poderá definir o alerta para soar quando o valor atingir o ponto desejado, conforme o padrão ABCD. Desta forma, nunca perderá uma boa oportunidade de investimento.
Como desenhar o padrão ABCD
No padrão ABCD, cada letra representa uma alta ou baixa significativa no preço mostrado no gráfico de ações, o que significa que é relativamente fácil de encontrar e seguir. Cada perna do padrão (de uma letra para outra) está geralmente dentro de um intervalo de 3-13 barras / velas. Se o intervalo de barras for menor, isso indica que o investidor deve olhar um período de tempo mais longo para encontrar o padrão.
Quando o padrão é localizado, a ferramenta de retração de Fibonacci é usada para desenhar as pernas entre os diferentes pontos (A a D). Essa ferramenta ajuda a identificar as áreas de suporte e resistência das curvas de alta e de baixa , bem como medir as pernas, ajudando assim a prever o resultado. Também informa aos investidores quando comprar e vender . Sabendo que a perna AB deve ter o mesmo comprimento que a perna CD, um investidor pode usar essa ferramenta para identificar onde os novos mínimos e máximos cairão e investir de acordo.
Como usar os padrões ABCD de alta e baixa
Quando um padrão ABCD é otimista?
Para um ABCD altista, o investidor procurará comprar no ponto D. O padrão pode ser dividido da seguinte maneira:
- R: O ponto A está em uma alta significativa.
- B: O ponto B está em uma baixa significativa. Embora o valor do estoque possa diminuir ou aumentar durante a perna AB, não pode haver nenhum ponto de valor superior a A e nenhum ponto inferior a B. Isso ocorre porque para aderir ao padrão ABCD, A e B devem ser os respectivos mais altos e mais baixos pontos na perna AB.
- C: O ponto C deve ser mais baixo do que o ponto A, mas não mais baixo do que B. É conhecido como o segundo ponto baixo.
- D: O ponto D deve ser menor do que o ponto B. Isso marca uma nova mínima para o valor. Tal como acontece com a perna AB, e pelos mesmos motivos, não pode haver pontos superiores a C e nenhum ponto inferior a D na perna CD. O investidor deve procurar atingir um lucro alvo mínimo no ponto B.
Quando um padrão ABCD é baixista?
Para um ABCD de baixa, o investidor procurará vender no ponto D. O padrão pode ser dividido da seguinte maneira:
- R: O ponto A é uma baixa significativa.
- B: O ponto B é uma alta significativa. Tal como acontece com o ABCD altista, mas trabalhando na direção oposta, não pode haver pontos inferiores a A e nem pontos superiores a B na perna AB.
- C: O ponto C deve ser mais alto que o ponto A. Novamente, não pode haver altas acima de B e nenhuma mínima abaixo de C na perna BC.
- D: O ponto D deve ser superior ao ponto B. Não pode haver pontos inferiores a C e nenhum ponto superior a D na perna CD. O investidor venderá quando a perna CD coincidir com a perna AB.
Como ganhar dinheiro com o padrão ABCD?
É muito bom saber desenhar o padrão ABCD, mas se um investidor não sabe como usá-lo, então ele não tem qualquer significado para ele. Ganhar dinheiro com a negociação de padrões ABCD é bastante simples e inclui matemática básica. Sem fazer esses cálculos primeiro, pode ser fácil superestimar / subestimar onde seu ponto D chegará no padrão de gráfico ABCD e, portanto, seu lucro.
Nessas circunstâncias, um investidor vai esperar muito tempo ou pular muito cedo, perdendo assim o limite máximo da capacidade de lucro das ações. Em um ambiente tão acelerado como a negociação de ações, isso pode acontecer muito rápido, portanto, pode ser benéfico definir um alerta para este também.
Para ganhar dinheiro com o padrão ABCD, o seguinte deve ser considerado:
- O risco: para calcular o risco de um investimento usando o padrão ABCD, devemos primeiro anotar os valores dos pontos A e B no gráfico. Para um padrão de baixa, o investidor deve subtrair o valor de A de B; para um padrão de alta, B de A. Isso fornecerá o valor de risco por ação. O risco indica quanto deve ser considerado aceitável perder, bem como quanto um investidor deve esperar ganhar . O ganho esperado deve ser de 3: 1 do valor do risco, enquanto a perda aceitável deve ser o valor do risco por ação abaixo do investimento por ação.
- Quando investir: Para um padrão de baixa, o investidor deve medir a perna AB e, em seguida, usar essa medida para compará-la com a perna CD. Quando as pernas combinam, indica o melhor momento para comprar. Para um padrão de alta, o investidor deve ter como objetivo investir no ponto C.
- Quando vender: para um padrão de baixa, o investidor deve almejar uma meta de lucro no ponto B; no entanto, ele também pode subir ou descer. Para um padrão de alta, o investidor medirá a perna AB e venderá quando a perna CD corresponder.
Claro, haverá momentos em que o ponto de venda não atinge o ponto esperado, ficando aquém ou ultrapassando-o. É aqui que o investidor tomará uma decisão informada com base no mercado e no risco que está disposto a correr. Isso pode significar vender com um risco de 2: 1 para recompensar, em oposição a um 3: 1, ou se eles acharem que pode continuar a subir, vender parte das ações com força e deixar o resto correr. O importante, porém, é não incorrer em grandes perdas.
Além dos pontos A, B, C e D do padrão de gráfico ABCD, há dois outros fatores que podem ajudar a aumentar as chances de lucro:
- Volume: o volume de negócios também pode dar boas indicações sobre o que uma ação vai fazer. Se o volume de negócios for alto, é um bom sinal para os investidores e pode ser um indicador de que a ação vai atingir ou mesmo ultrapassar o ponto de venda. Além disso, se a ação estiver em um setor quente como DeFi , tiver um float baixo ou tiver tendências de notícias, isso pode aumentar o volume e levar a um padrão ABCD bem-sucedido.
- Gráficos de vários dias: Como o padrão ABCD é um padrão intradiário, também é importante olhar os gráficos de vários dias do ativo em que se deseja investir. Verifique se esses padrões surgiram nos últimos dias. As regras do padrão ABCD foram seguidas? O ponto de venda esperado foi atingido, ultrapassado ou ficou aquém? Essas informações podem ser úteis para decidir se e quanto investir.
Como evitar grandes perdas com o padrão ABCD?
O padrão ABCD indica qual é o risco e segue um padrão claro e, portanto, deve ser usado como um guia sobre quando vender, seja para obter lucro ou cortar perdas. Esse padrão de negociação já existe há muito tempo e, portanto, foi bem testado. Claro, haverá momentos em que uma exceção ao padrão confirma a regra, mas para evitar grandes perdas, é melhor segui-la.
Também vale lembrar que o valor pode aumentar novamente no final do dia. Esse é outro motivo pelo qual o investidor não deve correr o risco de segurar quando o valor cai além do ponto de investimento mais o valor do risco.
Nunca é garantido que o valor suba novamente, então vender no ponto correto é fundamental. Se o valor começar a subir novamente, o investidor pode simplesmente comprar mais tarde, na esperança de que, desta vez, a ação atinja a meta e se torne lucrativa. O uso desse método elimina a ameaça de grandes perdas e, se permitir, oferece a oportunidade de recuperar essas perdas menores e obter lucro.
Conclusão
O padrão ABCD, embora variado, é um dos padrões mais confiáveis e estabelecidos na negociação. Ele pode ser usado para investimentos em tendências de baixa e alta e fornece as informações necessárias para evitar perdas pesadas. Embora esses padrões ofereçam informações ao investidor, ainda é fundamental que ele faça sua própria pesquisa antes de investir, pois os mercados podem ser afetados por uma infinidade de fatores externos.
No entanto, o padrão ABCD é um ótimo bloco de partida para novos investidores e uma chave que será usada ao longo de sua carreira de investidor. Não apenas isso, mas como a maioria dos padrões de investimento são originalmente baseados neste, ele equipa o investidor com as ferramentas para aprender outros padrões também. No final, porém, nenhum padrão é 100% preciso 100% do tempo e, portanto, o padrão ABCD não é de forma alguma infalível e deve ser usado de forma crítica.