Bitcoin ( BTC ) está lutando para sustentar qualquer nível de preço durante a retração atual, indicando uma falta de demanda em níveis mais elevados. Isso significa que a tendência de alta acabou e os investidores institucionais estão abandonando os mercados de criptografia?
Não! É o contrário. O boletim informativo semanal da Glassnode apontou que o prêmio do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) está subindo, sugerindo que os investidores institucionais estão acumulando em níveis mais baixos.
O GBTC não está sozinho, outro veículo popular para investidores institucionais, o fundo negociado em bolsa Canadian Purpose Bitcoin também testemunhou fortes influxos de capital. De acordo com analistas da Glassnode, isso mostra “os primeiros sinais de renovado interesse institucional”.
Outra métrica que pode estar sinalizando um possível fundo no Bitcoin é seu gráfico de dominância, que se parece com o início de 2017. Se a dominância do Bitcoin seguir uma trajetória semelhante a 2017, isso indicará que o Bitcoin ainda está a alguma distância de seu pico e a temporada de altcoin ainda tem espaço para correr.
Agora que as opções mensais e o vencimento dos futuros passaram, os investidores provavelmente estão se perguntando se o Bitcoin poderia começar uma forte recuperação na próxima semana e quais altcoins irão se recuperar se isso acontecer.
Vejamos 5 criptomoedas que podem iniciar movimentos de tendência esta semana.
BTC / USDT
O breve rompimento do Bitcoin não conseguiu superar a barreira da média móvel simples de 200 dias ($ 41.014) em 26 e 27 de maio, indicando que os ursos estão defendendo esse nível agressivamente. A média móvel exponencial descendente de 20 dias ($ 41.327) e o índice de força relativa (RSI) perto da zona de sobrevenda sugerem que os ursos estão no controle.
Se o par BTC / USDT romper o suporte de $ 33.000, a próxima parada pode ser a zona de suporte de $ 30.000 a $ 28.000. Se esta zona também ceder, o par pode testemunhar uma venda em pânico e uma queda para $ 20.000 é possível.
Quanto mais tempo o preço permanecer abaixo do SMA de 200 dias, mais difícil se tornará para os touros iniciarem a próxima perna da tendência de alta.
No entanto, se o preço subir do nível atual e subir acima do SMA de 200 dias, isso irá sugerir uma compra forte em níveis mais baixos. Isso poderia abrir caminho para uma possível alta para o nível de retração de Fibonacci de 61,8% em $ 48.231.
O gráfico de 4 horas mostra a formação de um triângulo simétrico, que geralmente atua como um padrão de continuação. Se os ursos afundarem o preço abaixo do triângulo, o par pode cair para $ 30.000 e, em seguida, para a meta padrão de $ 20.316.
Por outro lado, a configuração pode atuar como um padrão de reversão se os touros empurrarem e mantiverem o preço acima da linha de resistência do triângulo. Tal movimento irá sugerir que a tendência de baixa acabou e que o par pode subir para o objetivo alvo em $ 51.951.
MATIC / USDT
O Polygon (MATIC) se recuperou da MME de 20 dias ($ 1,58) de hoje, indicando que os touros estão comprando em quedas para este suporte. A MME de 20 dias ascendente e o RSI no território positivo indicam que o caminho de menor resistência é para cima.
No entanto, o par MATIC / USDT formou um padrão triangular simétrico, indicando indecisão entre os touros e os ursos. Se os touros empurrarem o preço acima da linha de resistência do triângulo, o par poderá subir para $ 2,70 e, em seguida, iniciar sua jornada para a meta padrão em $ 4,20.
Contrariamente a esta suposição, se o preço cair da linha de resistência do triângulo, o par poderia estender sua permanência dentro do triângulo. Uma quebra e fechamento abaixo do triângulo sinalizará fraqueza e pode resultar em uma queda para $ 0,80.
O gráfico de 4 horas mostra que a recuperação do alívio está enfrentando resistência na linha de tendência de baixa. Se os ursos afundarem o preço abaixo do suporte de $ 1,51, o par completará um padrão de cabeça e ombros de baixa que pode resultar em uma queda para $ 0,68.
Por outro lado, se os compradores impulsionarem o preço acima da linha de tendência de baixa, o momentum de alta pode aumentar e a dupla pode desafiar a resistência de $ 2,43. Uma quebra acima desse nível pode resultar em uma alta para $ 2,70.
EOS / USDT
A EOS tentou uma recuperação, que fracassou no nível de retração de Fibonacci de 38,2% em $ 7,89 em 27 de maio. No entanto, o sinal positivo é que os touros não permitiram que o preço caísse abaixo do suporte de $ 5,60. Isso indica que os comerciantes não estão esperando por uma queda mais profunda para comprar.
Se os touros conseguirem empurrar e fechar o preço acima da MME de 20 dias (US $ 6,95), isso sugerirá que a oferta excede a demanda. Isso poderia abrir as portas para uma alta para o nível de retração de 50% em $ 9,23 e, em seguida, para o nível de retração de 61,8% em $ 10,57.
Essa visão otimista será invalidada se os ursos pararem na próxima tentativa de recuo na MME de 20 dias ou a $ 7,89. Tal movimento aumentará a possibilidade de uma quebra abaixo de $ 5,60. Se isso acontecer, o par EOS / USDT pode cair para o SMA de 200 dias ($ 4,52) e depois para $ 3,57.
O gráfico de 4 horas mostra que os touros estão defendendo o suporte de $ 5,60, indicando que a pressão de venda foi reduzida. O 20-EMA estável e o RSI logo abaixo do ponto médio sugerem um equilíbrio entre oferta e demanda.
Se os touros empurrarem o preço acima de $ 6,81, o par pode subir para o 200-SMA e depois para $ 8,69. Um rompimento e fechamento acima dessa resistência sinalizará que os touros estão de volta ao jogo. Alternativamente, se os ursos afundarem o preço abaixo da zona de suporte de $ 5,60 a $ 5, o par pode cair para $ 3,57.
XMR / USDT
As repetidas tentativas dos ursos de afundar Monero ( XMR ) abaixo do SMA de 200 dias ($ 222) falharam nos últimos dias. Isso sugere que os touros estão se acumulando nos níveis atuais.
Os compradores tentaram empurrar o preço acima da MME de 20 dias (US $ 294) em 29 de maio, mas o longo pavio no castiçal mostra vendas fortes em níveis mais elevados. No entanto, é provável que os touros novamente tentem superar a barreira na MME de 20 dias.
Se eles tiverem sucesso, o par XMR / USDT pode iniciar uma alta de alívio que pode atingir o nível de retração de Fibonacci de 61,8% em $ 368,45. Este nível pode atuar como uma forte resistência porque os comerciantes que compraram em níveis mais altos podem fechar suas posições.
Essa visão positiva será anulada se o preço cair e despencar abaixo do SMA de 200 dias. Nesse caso, o par pode cair para $ 175 e depois para $ 124,69.
O gráfico de 4 horas mostra uma formação de triângulo simétrico, indicando indecisão entre os touros e os ursos sobre o próximo movimento direcional. O 20-EMA flattish e o RSI perto do ponto médio também sugerem um equilíbrio entre oferta e demanda.
Essa vantagem tenderá a favor dos touros se eles puderem empurrar e sustentar o preço acima do triângulo. O preço pode subir para o 200-SMA, que pode atuar como uma forte resistência.
Pelo contrário, se o preço cair e quebrar abaixo do triângulo, o par pode cair para $ 175 e depois para $ 124,69.
AAVE / USDT
AAVE está tentando se recuperar do forte suporte de $ 280. Este nível não foi quebrado desde 26 de janeiro, portanto, os touros provavelmente o defenderão agressivamente. O SMA de 200 dias ($ 290) logo acima do nível é uma vantagem adicional.
No entanto, a queda da MME de 20 dias ($ 398) e o RSI abaixo de 43 sugerem que a tendência de curto prazo favorece os ursos. Os vendedores tentarão impedir qualquer recuperação de alívio na EMA de 20 dias. Se tiverem sucesso, o par AAVE / USDT pode corrigir novamente para $ 280.
Uma quebra e um fechamento abaixo deste suporte podem iniciar uma tendência de baixa e o declínio pode se estender para $ 160. Por outro lado, se os touros elevarem o preço acima da MME de 20 dias, o par pode subir para $ 489, o que provavelmente atuará como uma forte resistência.
O gráfico de 4 horas mostra que os touros compraram a queda para $ 280. O 20-EMA está se achatando, indicando que a pressão de venda está reduzindo. Se os compradores empurrarem e mantiverem o preço acima da linha de tendência de baixa, o par pode subir para $ 418. Um rompimento e um fechamento acima desta resistência podem resultar em uma alta para $ 480.
Essa visão positiva será invalidada se o preço cair do 20-EMA ou da linha de tendência de baixa e cair abaixo de $ 280. Se isso acontecer, os ursos tentarão puxar o preço abaixo da baixa de 23 de maio em $ 208,09 e iniciar a tendência de baixa.