Uma análise da plataforma Glassnode, divulgada em 25 de janeiro, comparou os mercados de derivativos das duas maiores criptomoedas do mercado, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). O levantamento da plataforma considerou a dominância dos contratos em aberto de futuros.
De acordo com a análise, desde janeiro de 2022, os swaps perpétuos de Bitcoin apresentaram um aumento bastante significativo de 66,2%. Por outro lado, o domínio dos contratos em aberto do Ethereum registrou uma queda, saindo de 45% para 33,8%, segundo os dados.
“Podemos comparar a escala relativa dos mercados de derivativos Ethereum com Bitcoin, considerando a dominância dos contratos em aberto de futuros. Os swaps perpétuos de BTC representaram 55% das posições em aberto em janeiro de 2022, que desde então aumentaram para 66,2%. Por outro lado, o domínio dos contratos em aberto da ETH diminuiu de 45% para 33,8% entre 2022 e 2024”.
No entanto, a plataforma destacou ainda no levantamento que, após a aprovação dos fundos negociados em bolsa ETFs de Bitcoin à vista, a criptomoeda ETH “recuperou alguma quota de mercado, com a sua dominância a recuperar para aproximadamente 40% por esta métrica”.
We can compare the relative scale of #Ethereum derivative markets to #Bitcoin, considering the dominance of futures open interest.
BTC perpetual swaps accounted for 55% of open interest in Jan-2022, which has since risen to 66.2%.
Conversely, ETH open interest dominance… pic.twitter.com/NXtkCsH3i8
— glassnode (@glassnode) January 25, 2024
Este indicador revela a presença crescente de investidores institucionais no setor de Derivativos
As criptomoedas estão cada vez mais influenciando a economia global, tanto como ativos para investimentos quanto como meios de pagamento em transações financeiras e, neste contexto, os produtos derivados de criptomoedas são um ótimo exemplo deste crescimento. Uma análise recente da plataforma on-chain Glassnode revelou um indicador que demonstra a crescente presença de investidores institucionais no setor de Derivativos.
A plataforma observou que os contratos em aberto de futuros de Bitcoin registraram um novo recorde de 36% em domínio relativo, conforme apontou os dados divulgados recentemente.
“Os contratos em aberto de futuros de Bitcoin na CME Exchange atingiram um ATH de 36% em domínio relativo. Isto indica uma presença crescente de investidores institucionais no espaço de Derivativos”.