De acordo com um anúncio do BCE em 15 de setembro, a Amazon e outras quatro empresas estão cooperando para desenvolver protótipos de interfaces de usuário relacionadas ao euro digital planejado. O exercício usará transações simuladas para testar se o euro digital se integra efetivamente a essas interfaces.
O participante mais notável é a Amazon, que criará uma interface para lidar com pagamentos de e-commerce. Não está claro se a empresa produzirá uma variação em sua vitrine oficial ou criará uma interface totalmente nova.
As notícias de hoje não indicam que a Amazon planeja aceitar o euro digital se o BCE lançar um. Outras empresas envolvidas no projeto incluem o banco espanhol CaixaBank e o processador de pagamentos europeu Worldline. Essas empresas criarão interfaces para pagamentos ponto a ponto online e offline, respectivamente.
Finalmente, a European Payments Initiative (EPI) e a empresa de tecnologia de pagamento Nexi fornecerão interfaces para transações de ponto de venda. A solução da EPI se concentrará nas transações iniciadas pelo pagador, enquanto a da Nexi se concentrará nas transações iniciadas pelo beneficiário. Algumas estimativas sugerem que um euro digital poderá ser lançado em 2025.