O Fantom (FTM) tem despontado em 2023. Desde o início do ano, o preço do token apresentou uma alta superior a 180%. No momento da publicação, o Fantom está sendo negociado a $0.610, seu maior preço desde o início de maio. O preço do FTM hoje teve 4.38% de Alta nas últimas 24 horas.
O crescimento colocou o FTM entre os 50 maiores criptoativos, atualmente na 40° posição. O Fantom tem capitalização de mercado de $1.70 B. O gráfico abaixo do CoinMarketCap mostra a evolução do Fantom no último mês.
Com o sucesso da criptomoeda, Andre Cronje, um arquiteto blockchain conhecido como o guru DeFi, resolveu comentar sobre os pontos fortes do Fantom. Primeiro Cronje cita a velocidade e eficiência do Fantom.
“Tempos de confirmação mais rápidos (finalidade abaixo de 900 ms), oferecendo UX mais suave para criadores e usuários de dapp”, escreveu. “Finalidade verdadeira (sem regra de cadeia mais longa, quando uma transação é vista pela rede, ela é final – não pode ser revertida por uma reorganização de cadeia), não exigindo lógica de interface do usuário complexa de ‘esperar 10 blocos'”, complementou.
Cronje ainda destacou o desempenho do Fantom relacionado ao RPC e a monetização do gás.
“RPC síncrono (sem disparo assíncrono e esquecimento, confirmações síncronas, possível apenas no Fantom devido aos nossos baixos tempos de confirmação), sem necessidade de callback hell.
Monetização do gás, permitindo que sua equipe obtenha receita com as taxas de gás em seus contratos, ganhe 15% de todo o gás gasto em seu contrato como receita”.
Vale lembrar que, em 20 de janeiro, a blockchain da camada 1 Fantom anunciou o lançamento do Ecosystem Vault (“cofre do ecossistema”), que é um mecanismo de financiamento descentralizado.
Em seu blog, o Fantom explicou que o novo recurso é um fundo com o objetivo de capacitar os construtores do blockchain, oferecendo um caminho descentralizado para o financiamento de projetos, ideias e criações através de uma decisão orientada pela comunidade.
O que é Fantom (FTM)?
Fantom é uma plataforma de contrato inteligente descentralizada, sem permissão e de código aberto para aplicativos descentralizados (dApps) e ativos digitais – uma das muitas redes blockchain construídas para fornecer uma alternativa ao Ethereum.
O mainnet blockchain do Fantom entrou no ar em dezembro de 2019 e sua arquitetura de rede pretende fornecer uma solução viável para o trilema blockchain , fornecendo um equilíbrio estável de escalabilidade, segurança e descentralização. Como outras alternativas Ethereum, a Fantom pretende fornecer mais escalabilidade e custos mais baixos do que a plataforma de contrato inteligente do pioneiro legado é capaz de fornecer em sua iteração Ethereum 1.0.
A infraestrutura do Fantom é interligada por meio de seu mecanismo de consenso de Prova de Aposta ( PoS) do Asynchronous Byzantine Fault Tolerant (aBFT) , que mantém a eficiência operacional de toda a rede. A estrutura de rede aBFT foi projetada para preservar a segurança da rede enquanto maximiza a velocidade.