As altcoins de Inteligência Artificial (IA) vem se destacando por sua rápida ascensão iniciada no mês passado. Altcoins de IA como Fetch.ai (FET), Render (RNDR), Arkham (ARKM) vem chamando atenção e atraindo investidores com seus respectivos crescimentos.
No entanto, uma das principais exchanges de criptomoedas, a Coinbase, alertou em novo relatório contra o aumento dos tokens de inteligência artificial (IA). Em sua análise, o analista de pesquisa da exchange, David Han, argumentou que este tipo de token podem ser exagerado em um período de curto e médio prazo, destacando que muitas das rápidas mudanças neste setor deveriam ser de cunho cauteloso relacionado a sustentabilidade a longo prazo do token de IA.
“Mudanças rápidas na IA tornam incerto o caminho para o acúmulo de valor sustentável e de longo prazo para muitos tokens de IA. Pelo contrário, acreditamos que algumas das tendências emergentes no setor da IA podem, na verdade, tornar mais difícil a adoção de produtos criptográficos de IA no meio de uma concorrência de mercado mais ampla. Dito isto, acreditamos que a intersecção entre IA e criptografia é ampla e oferece diversas oportunidades”, escreveu.
*** Coinbase Institutional: Crypto’s AI MIrage ***
Continued AI breakthroughs, particularly in generative AI, have resulted in heightened attention on the AI industry in recent years and present an opportunity for crypto projects that sit at the intersection between the two. We… pic.twitter.com/M23gYlheQi
— David Han (@0xdavidhan) March 6, 2024
O analista da Coinbase destacou que muitos tokens de IA registraram um desempenho superior a partir do quarto trimestre de 2023, com seu desempenho sendo apoiado pelas manchetes do mercado de IA, mesmo em dias em que o Bitcoin é negociado em baixa. “Assim, acreditamos que muitos tokens relacionados à IA poderiam continuar a ser negociados como um proxy para um progresso mais amplo da IA”.
“O setor da IA está a assistir a modelos de código aberto tornarem-se mais baratos e mais pequenos, ao mesmo tempo que a sua qualidade aumenta. Ao mesmo tempo, o espaço da arquitetura de hardware também mostra sinais de mudanças precoces”.]
O especialista ainda destacou as preocupações com o longo prazo: “Dado o ritmo vertiginoso do desenvolvimento da IA, pensamos que poderá ser difícil para as soluções descentralizadas ganharem quota de mercado – a longo prazo, os protocolos verdadeiramente descentralizados movem-se mais lentamente do que os seus homólogos centralizados”.