A ConsenSys, uma empresa de desenvolvimento blockchain, apresentou recentemente argumentos relacionados a aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) Ethereum à vista juntamente à Comissão de Valores Mobiliários (SEC).
Em suas alegações, a Consensys instou a SEC a reconhecer as salvaguardas avançadas inerentes ao design da Ethereum e a conceder a aprovação de um ETF de Ethereum à vista.
“Instamos a SEC a reconhecer as salvaguardas avançadas inerentes ao design do Ethereum, que não apenas atendem, mas excedem as salvaguardas exemplares de segurança e resiliência subjacentes aos ETPs baseados em Bitcoin que foram previamente aprovados pela SEC”.
A ConsenSys explicou que, em 8 de março, a SEC emitiu uma solicitação de comentários públicos no pedido pendente da Nasdaq para uma mudança de regra visando permitir a negociação do iShares Ethereum Trust, que se destina a refletir o preço do Ethereum. “Existem características específicas relacionadas ao éter e seu ecossistema, incluindo seu mecanismo de consenso de prova de participação e concentração de controle ou influência por alguns indivíduos ou entidades, que levantam preocupações únicas sobre a suscetibilidade do Ether à fraude e manipulação?”, questionou o regulador.
Hoje, respondemos ao pedido da SEC com uma carta de comentário público explicando que o Ethereum PoS possui fortes mecanismos antifraude e antimanipulação integrados que, no mínimo, são mais resistentes à adulteração do que o modelo de consenso PoW do Bitcoin.
As argumentações contidas na carta destacaram: a Finalidade de bloco mais rápida; O processo de validação distribuído e randomizado impede o controle de grandes partes interessadas; Custo total para atacar; Redução de penalidades; Maior segurança juntamente com benefícios ambientais.
A SEC não está apenas focada nas opções de ETFs de Bitcoin. Está também em processo de revisão de propostas para ETFs de Ether (ETH) de grandes entidades como BlackRock e Fidelity, além de um pedido da Coinbase. Essas decisões igualmente foram adiadas, com a SEC abrindo espaço para comentários e feedback do público.