De acordo com Eleanor Terrett e Charles Gasparino da Fox Business, a agenda de reuniões do ex-funcionário da SEC William Hinman oferece uma visão completa do pensamento da agência quando começou a considerar a melhor forma de controlar o nascente mercado de criptomoedas, mas também poderia apoiar a crescente crença de que a SEC atacou injustamente a Ripple em sua repressão.
A Fox Business conseguiu obter, a agenda de Hinman, que cobre seu mandato de quase quatro anos na SEC com pequenas redações, no entanto, não se sabe se os documentos fornecem uma descrição completa de suas atividades diárias enquanto atuava como diretor financeiro da corporação. Em resposta a uma solicitação da Lei de Liberdade de Informação de Stuart Young e Andrew Forbes no início deste ano, os registros foram enviados aos investidores de XRP.
De acordo com a FOX Business, isso demonstra como a SEC alcançou uma ampla gama de figuras influentes no setor de criptomoedas, incluindo o enigmático criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Sob o ex-presidente da SEC e nomeado por Trump Jay Clayton, Hinman estava no centro dos esforços da agência para regular a criptomoeda de 2017 a 2020. Em dezembro de 2020, no final do reinado de Jay Clayton, a SEC entrou com uma ação legal contra a Ripple Labs por vendas de tokens XRP para investidores.
O cronograma, de acordo com a Fox Business, indica que Hinman se encontrou com entidades relacionadas ao Ethereum com muito mais frequência, quatro vezes entre 2017 e 2018, com possibilidade de mais.
O calendário de Hinman também mostra que a Ripple e sua equipe jurídica se reuniram com o representantes da SEC uma vez em abril de 2018, três vezes em 2019 e duas vezes novamente em 2020, com uma reunião ocorrendo poucos dias antes da agência lançar seu caso contra a empresa. Um porta-voz da Ripple se recusou a comentar. O calendário de Hinman também continha uma nota para um encontro com o enigmático Satoshi Nakomoto. Uma entrada de 23 de agosto de 2017 lista um “encontro das 11h às 12h com Satoshi N e Tim Draper, sala 5000 no QG…”
A Ripple nega veementemente as acusações, afirmando que o XRP não é um título, mas sim uma moeda semelhante aos rivais bitcoin e ether. Assim como eles, é usado para facilitar pagamentos em uma plataforma descentralizada. A Ripple continua a lutar contra o caso agora sendo litigado por advogados sob o presidente da SEC do presidente Biden, Gary Gensler.
Embora o resultado do caso Ripple permaneça incerto, observadores do setor dizem que a decisão provavelmente moldará o futuro da aplicação de criptomoedas. Uma vitória da SEC pode dar carta branca à agência na regulamentação de moedas digitais, o que significa que outras criptos não registradas, como o éter da Ethereum, podem enfrentar escrutínio semelhante.