A Blockchain Cardano entrou na terceira etapa de seu roteiro, a era Basho. Ele promete melhorar o desempenho e a escalabilidade da Blockchain Cardano.
O roteiro da ADA Cardano é “um resumo do desenvolvimento do Cardano” dividido em cinco eras para fornecer melhorias em diversas funcionalidades da rede que são “entregues em vários lançamentos de código”.
Agora que o principal recurso de contrato inteligente da plataforma Plutus foi implantado, o lançamento da era Basho se concentra no dimensionamento do Cardano, prometendo “ajustes de parâmetros, melhorias, aprimoramentos e outras inovações” que devem aumentar a capacidade da rede.
O que a era Basho promete resolver
As melhorias de otimização e escalabilidade foram divididas no relatório entre “soluções on-chain” e “soluções off-chain”. Aqui está o que eles pretendem resolver:
Para soluções em cadeia:
- Aumento do tamanho do bloco: a rede recentemente aumentou o tamanho do bloco em 12,5% para 72 KB e “outros aumentos serão aplicados ao longo do tempo”.
- Pipelining: pretende propagar blocos “para pelo menos 95% dos peers em cinco segundos” para fornecer “o espaço para fazer mudanças de escala mais agressivas”.
- Endossantes de entrada: “Isso melhora a consistência dos tempos de propagação do bloco e permite taxas de transação mais altas.”
- Parâmetros de memória/CPU para Plutus: melhora a eficiência do uso de memória em toda a cadeia.
- Aprimoramentos do script Plutus: um “uso mais eficaz do poderoso modelo EUTXO por meio da otimização de contrato inteligente”
- Aprimoramentos de nós: pretende “ajudar a distribuir uniformemente os cálculos de apostas e recompensas ao longo das épocas”. A nova versão do nó “reduz a carga de pico em pontos críticos”,
- Armazenamento em disco: “Os sistemas com restrição de RAM poderão executar nós (…) e a memória não será mais um gargalo na escalabilidade”.
Para soluções fora da cadeia:
- Sidechains: “Os ativos podem ser movidos entre as cadeias conforme necessário.”
- Hydra: “fornece um meio mais eficiente para processar transações fora da cadeia”
- Computação fora da cadeia: “As transações ocorrem fora do próprio blockchain, mas podem oferecer transações rápidas e baratas por meio de um modelo de confiança”.
- Mithril: resulta em “agregação de várias assinaturas que é rápida e eficiente sem comprometer os recursos de segurança”.
A ADA chegará a US$ 10?
Cardano é uma das criptomoedas que continuam a desenvolver seu ecossistema. É considerada uma das plataformas mais movimentadas deste ano. Como resultado, a ADA é uma das altcoins que os investidores observam no espaço criptográfico.
Além disso, parece que a atualização “Alonzo” da Cardano tem um impacto significativo no sentimento dos investidores. Na verdade, a atualização é sobre recursos de contrato inteligente e aborda o que os críticos chamaram de uma das deficiências mais gritantes da rede. Para adicionar, o preço da ADA subiu nos últimos dois meses. Isso se deve principalmente ao lançamento bem-sucedido da rede de testes Alonzo e também à chegada iminente do hard fork da rede principal Alonzo
Em termos de posição de mercado, Cardano teve uma taxa de crescimento superior a +2.000% no ano passado. Se essa tendência continuar, há uma grande chance de Cardano atingir o preço de alta de US$ 10.