Em um desenvolvimento significativo para o setor, um acordo de cooperação com o regulador de criptomoedas de Dubai foi assinado recentemente pelo regulador de valores mobiliários dos Emirados Árabes Unidos visando demonstrar uma “coesão regulatória” no país.
Em seu comunicado oficial, o regulador destacou que: “A Securities and Commodities Authority (SCA) assinou um acordo de cooperação com a Virtual Assets Regulatory Authority (VARA) de Dubai para reforçar a posição dos Emirados Árabes Unidos como um centro global líder em ativos virtuais, em alinhamento com os “Princípios dos 50″ e as aspirações visionárias do governo de construir a melhor e mais dinâmica economia do mundo”.
O acordo entre as entidades regulatórias permite a supervisão mútua dos provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs) em todo o país. Conforme destaca 1o acordo, os provedores que operam em Dubai e tem o desejo de conseguir uma licença da VARA “podem ser registrados por padrão na SCA para atender os Emirados Árabes Unidos mais amplos”.
Ao comentar sobre o avanço importante na regulamentação da indústria, Mohamed Ali Al Shorafa, presidente da SCA, enfatizou que o acordo está alinhado com as diretrizes do governo para regular o setor de ativos virtuais locais, controlar suas atividades e aprimorar o monitoramento geral para proteger os investidores.
“Nós nos esforçamos para estabelecer estruturas eficazes em cooperação com nossos parceiros para promover o crescimento e a estabilidade do setor de ativos virtuais nos Emirados Árabes Unidos, garantindo assim a aplicação da legislação antilavagem de dinheiro e reforçando a confiança no ecossistema de investimentos dos Emirados Árabes Unidos”, afirmou.
O gestor também ressaltou a importância da cooperação entre diferentes autoridades regulatórias no país visando atrair empresas e organizações globais para operar em seus setores financeiros dinâmicos, incluindo o de ativos virtuais.
Vale lembrar que, em junho, a Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, recebeu uma licença de Provedor de Serviços de Ativos Virtuais (VASP) da Autoridade Reguladora de Ativos Virtuais (VARA) de Dubai, marcando um passo significativo para a expansão da plataforma.