Em um avanço significativo na indústria de criptomoedas, o regulador financeiro do Reino Unido, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA), aprovou as primeiras notas criptografadas negociadas em bolsa (ETNs) de Bitcoin e Ethereum.
A gigante 21Shares anunciou o lançamento de quatro novas ETNs com respaldo físico, em 28 de maio. Conforme destacou a empresa, as ofertas incluem: 21Shares Bitcoin ETN, 21Shares Ethereum Staking ETN, 21Shares Bitcoin Core ETN e 21Shares Ethereum Core ETN.
“21Shares, o maior emissor mundial de produtos criptos negociados em bolsa (ETPs), anunciou hoje o lançamento de quatro notas negociadas em bolsa (ETNs) de criptoativos com respaldo físico na Bolsa de Valores de Londres – disponíveis para profissionais investidores. Cada ETN está listado em GBP e USD. Este lançamento marca a entrada oficial da 21Shares no mercado do Reino Unido”.
As listagens acontecem em meio à necessidade de resposta a um novo ambiente regulatório no Reino Unido após as recentes notícias de que a Autoridade de Conduta Financeira permitirá que investidores profissionais acessem notas negociadas em bolsa apoiadas por Bitcoin e Ethereum, ressaltou a 21Shares.
Em um comunicado divulgado, em 28 de maio, a WisdomTree Inc, uma gestora de ativos, informou sobre o recebimento da aprovação do regulador para listagem de um par de ETPs criptos com lastro rígido que rastreiam as duas maiores criptomoedas do mercado, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) na Bolsa de Valores de Londres. O comunicado destacou o início da comerçialização dos produtos hoje, 28 de maio.
“WisdomTree, um inovador financeiro global, listou hoje os ETPs WisdomTree Physical Bitcoin (BTCW) e WisdomTree Physical Ethereum (ETHW) na Bolsa de Valores de Londres (LSE). Os ETPs têm um índice de despesas de gestão (MER) de 0,35%, representando um dos níveis de taxas mais baixos para ETPs Bitcoin e Ethereum de nível institucional que são 100% garantidos pelos ativos subjacentes”, escreveu.
Vale lembrar que na quinta-feira, 23 de maio de 2024, em um movimento histórico nos Estados Unidos, que marca uma nova era para os criptoativos, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) aprovou oficialmente os fundos negociados em bolsa de Ethereum.