Aave protocolo DeFi está planejando lançar sua própria stablecoin e proposta agora vai para votação na Aave DAO. Se a votação for bem-sucedida, isso significará que um dos maiores players do DeFi introduzirá mais uma opção de stablecoin no mercado.
No twitter @StaniKulechov disse:
A equipe apresentou o ARC para lançar um GHO de stablecoin auto-soberana com sobrecolateralização apoiada pelos colaterais do Protocolo Aave.
BREAKING: The @AaveAave team submitted ARC to launch a self-sovereign overcollateralized stablecoin GHO backed by the Aave Protocol collaterals 👻 👇🏼 https://t.co/YHpLmipLjl
— stani.lens (🌿,👻) (@StaniKulechov) July 7, 2022
Se tudo correr conforme o planejado e os detentores de AAVE votarem para aprovar o GHO, a stablecoin será apoiada por um conjunto diversificado de ativos criptos, de acordo com a proposta.
De acordo com comunicado:
“Se aprovada, a introdução do GHO tornaria o empréstimo de stablecoin no Protocolo Aave mais competitivo, forneceria mais opcionalidade para usuários de stablecoin e geraria receita adicional para o Aave DAO enviando 100% dos pagamentos de juros sobre empréstimos de GHO para o DAO”.
Como o GHO funcionaria?
Como uma stablecoin descentralizada na Ethereum Mainnet, o GHO será criado por usuários (ou mutuários). Tal como acontece com todos os empréstimos no Protocolo Aave, um usuário deve fornecer garantias (em uma taxa de garantia específica) para poder cunhar GHO. Da mesma forma, quando um usuário paga uma posição de empréstimo (ou é liquidado), o protocolo GHO queima o GHO desse usuário. Todos os pagamentos de juros acumulados pelos minters do GHO seriam transferidos diretamente para o tesouro da AaveDAO; em vez do fator de reserva padrão coletado quando os usuários emprestam outros ativos.
GHO introduz o conceito de Facilitadores. Um facilitador (por exemplo, um protocolo, uma entidade, etc.) tem a capacidade de gerar (e gravar) tokens GHO sem confiança. Se esta proposta for aprovada, qualquer facilitador teria que ser aprovado pela Aave Governance. Vários facilitadores poderão aplicar diferentes estratégias à sua geração de GHO.
Para cada Facilitador, a Governança também terá que aprovar algo que chamamos de balde. Um balde representa o limite superior de GHO que um facilitador específico pode gerar.