Após o regulador de Nova York determinar que a Paxos Trust encerre o processo de criação de mais stablecoins BUSD, a governança da Aave, através do membro da comunidade Marc Zeller, propôs o congelamento das reservas BUSD na blockchain Ethereum.
Conforme apresentou a proposta, o congelamento chegaria a afetar o Aave V2 no mercado da Ethereum. Em seu comunicado, Zeller destacou:
“Embora o BUSD não seja um ativo com poder de empréstimo e o desenvolvimento recente não apresente riscos de excesso de dívida, a partir de abril de 2023, a oferta circulante desse ativo acabará chegando a zero.
Como não há perspectiva real de crescimento e a incapacidade de cunhar um novo BUSD pode prejudicar a oportunidade de arbitragem de peg e a peg de ativos. Parece que o caminho mais razoável para o Aave é congelar essa reserva e convidar os usuários a mudar para outra stablecoin entre a diversidade presente no Aave”.
O comunicado ressaltou que, como não há risco imediato para o protocolo, o ACI não exige um processo acelerado para a proposta.
Vale lembrar que a Paxos, principal provedora regulamentada de infraestrutura de blockchain e tokenização, anunciou, em 13 de janeiro, que encerrará seu relacionamento com a Binance para cunhar a BUSD stablecoin. A decisão, que vem em estreita coordenação com o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS), entrará em vigor em 21 de fevereiro de 2023.
Aave v3
Em 23 de janeiro, foi anunciado que o Aave v3 no Ethereum será lançado com suporte para sete ativos: Bitcoin embrulhado, Ether embrulhado, ether estacado embrulhado, USDC, DAI, link e aave. Esses ativos foram propostos pelo gerente de risco DeFi, Chaos Labs. O Aave DAO votou a favor da abordagem de risco do Chaos Labs para a implantação inicial do Aave v3 no Ethereum no início de janeiro.
O preço de todos os ativos, exceto o bitcoin encapsulado e o Ether estacado encapsulado, virá diretamente de um feed Chainlink. Chainlink é um protocolo oracle que pode fornecer dados como feeds de preços para protocolos de contratos inteligentes. Os feeds de precificação de ether e bitcoin embrulhados dependerão de contratos inteligentes de adaptadores de preço, de acordo com o BGD Labs, desenvolvedor da Aave.
Esses contratos inteligentes de adaptadores de preços também são baseados em feeds Chainlink. Aave v3 no Ethereum virá com apenas um eMode ativado. O recurso eMode da Aave permite a máxima eficiência de capital para garantia e ativos emprestados com alta correlação de preço. A implantação inicial oferecerá suporte apenas ao eMode para ativos correlacionados a ether. Como tal, o eMode para Aave v3 no Ethereum suportará apenas o éter encapsulado e o éter estacado encapsulado.