A Aave, uma plataforma de empréstimo descentralizado, está planejando lançar uma versão mínima viável (MVP) do Aave versão 3 na próxima rede zkEVM Layer 2 da Polygon. O objetivo é ter uma presença estratégica desde o início, assim que a rede beta da mainnet for lançada em 27 de março.
Para minimizar os riscos, a proposta sugere limitar a integração de ativos e definir parâmetros de risco conservadores. A recomendação é integrar apenas três tipos de garantias: tokens encapsulados ETH (WETH) e encapsulados MATIC (WMATIC), bem como a stablecoin USDC. Além disso, sugere-se incluir apenas um ativo para empréstimo, a stablecoin USDC.
A proposta também visa estabelecer uma base para uma possível emissão da stablecoin GHO da Aave no zkEVM, se a governança da plataforma considerar essa opção no futuro.
O zkEVM da Polygon é um conhecimento zero ou ZK-rollup que executa cálculos fora da cadeia em uma camada secundária para permitir transações mais rápidas e baratas, priorizando a segurança. O objetivo é expandir ainda mais os recursos de dimensionamento da rede Ethereum.