A empresa de desenvolvimento de software Aave lançou sua plataforma social Web3 alimentada por NFTs que visa ser uma alternativa às plataformas tradicionais de mídia social. Chamada de Lens Protocol, a pilha de tecnologia de código aberto permite que os desenvolvedores criem aplicativos de mídia social, mercados e algoritmos de recomendação baseados em Web3. A mídia social permaneceu relativamente inalterada na última década devido em parte ao conteúdo do usuário ser de propriedade de uma empresa, disse o CEO da Aave, Stani Kulechov, em comunicado. A oferta de Elon Musk para comprar o Twitter mostra que as pessoas estão prontas para uma experiência melhor, acrescentou.
“O Lens será a infraestrutura que dará origem à era de ouro dos aplicativos Web3”, disse Kulechov. “Pela primeira vez desde que a internet nasceu, as pessoas podem finalmente possuir suas contas e todo o seu conteúdo sem intermediários.”
O protocolo permite que os seguidores, a comunidade e o conteúdo de cada usuário sejam vinculados ao seu perfil NFT (token não fungível) – e podem ser portados para qualquer aplicativo desenvolvido pelo Lens. Os signatários da carta aberta do Lens poderão criar seu perfil para começar a interagir com os primeiros aplicativos baseados em protocolo no Polygon, anunciou a Aave na quarta-feira. Cerca de 50 aplicativos foram criados no Lens até agora, incluindo aplicativos sociais e ferramentas de monetização para criadores.A Lens Protocol criou sua conta no Twitter em janeiro e a Aave detalhou os recursos do protocolo no mês seguinte. Kulechov havia sugerido no ano passado uma oferta que descentraliza as mídias sociais. Em um tweet de 5 de fevereiro, o CEO previu que a mídia social nativa da Web3 “mataria” o Twitter.