Uma nova briga surgiu recentemente entre os reguladores e a indústria de criptografia, e desta vez o regulador de valores mobiliários US SEC está planejando processar a empresa de criptografia de capital aberto Coinbase (NASDAQ: COIN). A SEC está planejando uma regulamentação de fiscalização sobre o negócio de criptografia de empréstimos da Coinbase.
Na terça-feira, 7 de setembro, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, acessou o Twitter expressando seu desânimo com a ação da SEC e observando como isso pode prejudicar a indústria. Em particular, a SEC parece estar tendo um problema com a oferta de retornos de rendimento da Coinbase sobre os stablecoins USDC.
Qualquer grande repressão da SEC à Coinbase pode ter consequências de longo alcance em toda a indústria de criptografia. Potencialmente, isso também pode desencadear uma grande venda de cripto-mercado, à medida que a SEC estende seu escrutínio sobre as criptoestablecoins vinculadas a fiat.
Vimos isso acontecer em 2018-2019, quando os reguladores varreram o mercado, colocando o espaço criptográfico geral sob pressão por um longo tempo. Em declarações na quarta-feira, 8 de setembro, o cofundador da Celsius Network, Alex Mashinsky, disse:
“Acho que estamos passando por águas turvas agora e precisamos obter clareza e isso vai levar um pouco de tempo antes de obtermos as regras e começarmos a correr mais rápido.”
A indústria de criptografia certamente está procurando mais clareza sobre o assunto. Em especial, ele quer ouvir da SEC sobre como o regulador considera os empréstimos como garantia. Esta é outra grande brecha iniciada pela SEC após sua longa briga com Ripple.
Gary Gensler, da SEC, entra em contato com a criptografia
Frequentemente apontado como o ‘presidente da SEC que aceita criptografia’, Gary Gensler provou ser um osso duro de roer.
Desde sua nomeação como presidente da SEC em abril de 2021, Gensler insinuou que vai ser duro com a criptografia.
O presidente da SEC chamou a indústria de criptografia de “oeste selvagem de nosso sistema financeiro”, que “precisa desesperadamente de regras de trânsito”. Gensler disse que a SEC intensificará os esforços para examinar as empresas que oferecem produtos que parecem títulos. Ele observou que eles estão observando de perto o mercado de finanças descentralizadas (DeFi). Em declarações ele disse:
“A SEC está sendo agressiva pela primeira vez em muito tempo. A SEC tem colocado muitos músculos na criptomoeda. É um mercado grande e em rápido crescimento e uma área fértil para abusos ”.
Coinbase recebe suporte de apoiadores da criptografia
No entanto, muitos defensores da criptografia também apoiaram a Coinbase após as notícias recentes da SEC. O investidor bilionário Mark Cuban pediu ao CEO da Coinbase, Brian Armstrong, que partisse para a ofensiva. Cuban escreveu :
Brian, isso é “Regulamentação por meio de litígio”. Eles não são capazes de resolver isso sozinhos e têm medo de cometer erros ao fazê-lo. Eles deixam isso para os advogados. Apenas as pessoas que você não deseja que impactem as novas tecnologias. Você tem que ir para a ofensiva.
O pior caso é que a SEC obtém um julgamento que paralisa a Crypto / DeFi e a move ainda mais para o exterior, matando possivelmente trilhões de $ $ $ em benefício econômico para os EUA. Precisamos de isenções como a que a Internet obteve nos anos 90.
Possivelmente, se as empresas de criptografia se unirem para o bem, elas podem trabalhar com a SEC para trazer clareza regulatória mais rápido.