De acordo com um relatório de 8 de fevereiro da agência de mídia russa local RBC, a estatal Corporação para o Desenvolvimento do Extremo Oriente anunciou o estabelecimento de um centro de mineração cripto na Buriácia, uma república na Sibéria Oriental e uma república constituinte da Rússia Federação.
A nova instalação abrigará 30.000 máquinas de mineração, empregará 100 pessoas e consumirá 100 megawatts da rede elétrica. Ele será inaugurado no primeiro semestre de 2023. A Trover, a maior fornecedora de serviços de co-location de mineração criptográfica da Rússia, será proprietária e operadora do centro.
Rússia oferece subsídios adicionais
O centro de mineração se beneficiará de uma variedade de incentivos, incluindo impostos zero sobre terras e propriedades e uma taxa de imposto de renda mais baixa. Os custos de eletricidade da mineradora serão reduzidos pela metade.
O status legal da Buriácia como um território de desenvolvimento avançado, uma zona econômica especial incentivada para atrair investimentos nacionais e estrangeiros, explica o apoio do governo. Além disso, a Corporação para o Desenvolvimento do Extremo Oriente é uma subsidiária do Ministério do Desenvolvimento do Extremo Oriente e Ártico, especializada no apoio a projetos de investimento.
Dmitry Khameruev, diretor do Buryatia KRDV, disse:
“São impostos zero sobre terras, propriedades, prêmios de seguro reduzidos para 7,6%, taxa de imposto de renda reduzida. Depois de conectar as instalações do residente à rede elétrica nacional unificada, a tarifa de eletricidade será reduzida em cerca de metade. Para uma empresa intensiva em energia, esta é uma das medidas de apoio mais importantes.”
Desde o início da guerra na Ucrânia e as subsequentes sanções financeiras contra a Rússia, o governo russo reverteu sua posição sobre a criptomoeda em geral e a mineração cripto em particular.
A Gazprom Neft, uma gigante estatal do gás, firmou uma parceria com a BitRiver em julho de 2022. A primeira forneceria à BitRiver eletricidade gerada a partir de um gás de petróleo associado. A BitRiver desenvolveu uma infraestrutura digital baseada em campos de petróleo como parte da colaboração. Além disso, a Gazprom forneceria serviços de mineração de criptos a partir do gás de flare.