A rede Litecoin está muito próxima de ativar o MWEB. A introdução de blocos de extensão Mimblewimble é um desenvolvimento empolgante que não seria possível sem a ajuda de todos os principais pools de mineração LTC. A atualização está programada para entrar em vigor amanhã às 20h30 PT. É seguro dizer que o MWEB é a atualização mais significativa para a rede Litecoin . É ainda maior que o Segregated Witness, embora essa atualização da rede permaneça crucial por muitos anos. Além disso, o MWEB aborda a velha questão de “1 LTC é igual a qualquer outro 1 LTC na rede?”. Para a maioria das pessoas, é, embora realmente não seja.
A natureza transparente inerente de sistemas blockchain como o Bitcoin facilita o rastreamento do histórico de cada moeda gerada na rede. No entanto, muitos acham que um LTC recém-criado tem um valor diferente de um LTC criado no bloco Genesis. Além disso, várias moedas de rede podem ser “contaminadas” por atividades ilícitas, seja propositalmente ou sendo apanhadas nos negócios desagradáveis de outra pessoa.
A igualdade é muito complicada no que diz respeito aos tokens fungíveis e garante a busca de novas soluções. As empresas de análise de blockchain garantem que os ativos contaminados permaneçam assim para sempre, independentemente das mudanças de propriedade ou da intenção futura do usuário. Pode-se resolver esse problema através do Mimblewimble, pois mascara os valores das transações. Ninguém sabe quanto você está gastando do seu endereço, introduzindo uma camada básica de privacidade .
Além disso, o Litcoin apresentará o Mimblewimble por meio de blocos de extensão. Ele permite uma maior taxa de transferência para a rede Litecoin, reduzindo ainda mais as taxas de transação. Isso é principalmente um bônus, pois a maioria dos entusiastas deseja a camada básica de privacidade em primeiro lugar. É uma solução opcional que qualquer um pode usar, mas ninguém PRECISA. Os usuários que desejam privacidade podem optar por participar, e o restante pode seguir os negócios normalmente.
Todas as principais pools estão a bordo
Litecoin é uma das muitas blockchains de prova de trabalho no ecossistema de criptomoedas. Qualquer alteração ou atualização significativa precisa ser suportada pela maioria dos mineradores ou nunca será ativada. Nesse caso, esse apoio tem que ser sinalizado por meio de pools de mineração, que podem se opor à ideia ou acompanhá-la. Felizmente, a ativação do MWEB é uma provação muito menos confusa do que se poderia temer.
De acordo com a planilha , todos os principais pools de mineração estão integrados ao MWEB. O BTC.com é o único pool ainda em fase de teste, mas eles conduziram a mineração de testnet Litecoin para esta implementação. A sinalização deve ocorrer em breve, embora 93% do poder de mineração da rede esteja sinalizando e pronto para ativação. É bom ver um suporte tão franco para uma rede que pode beneficiar a maioria dos usuários do LTC.
Ativação do MWEB em breve
Um tweet recente de Charlie lee confirma que o Litecoin receberá sua atualização MWEB em breve. A ativação está programada para 19 de maio de 2022, às 20h30, horário do Pacífico. Esse horário pode mudar um pouco dependendo das condições da rede, embora deva estar próximo desse horário. Provavelmente haverá uma transmissão ao vivo para celebrar este novo marco para o Litecoin, com mais detalhes a serem anunciados em breve.
Apesar do suporte esmagador para os blocos de extensão Mimblewimble, ainda existem mineradores e pools que ainda precisam atualizar seus clientes. Isso é esperado, embora a ativação do MWEB tenha sido um tópico de debate há vários meses. Será interessante ver se os poucos restantes aguentam muito mais tempo, embora não valha a pena fazê-lo.