Com a inauguração desta primeira loja de varejo, a Meta deu o próximo passo em sua transformação de uma rede de mídia social suportada por anúncios para uma agência digital orientada por hardware para a era do mundo virtual. Mesmo investigando a realidade virtual (VR) e locais remotos da internet, a decisão da empresa, geralmente focada em software, de construir uma instalação física é outro indício de que ela está entusiasmada com seus negócios móveis.
A empresa, antes conhecida como Facebook, está acelerando seus esforços para vender seus produtos de última geração para o consumidor em geral, enquanto trabalha para explicar os bilhões que está investindo na indústria do mundo virtual (sua unidade Reality Labs perdeu US$ 3 bilhões no primeiro trimestre). O CEO Mark Zuckerberg delineou uma agenda inovadora para o metaverso, em que os usuários se envolverão em um Metaverso (mundos virtuais) usando uma variedade de tecnologias, incluindo fones de ouvido VR, mas ele afirmou que não será concluído até o final da década de 2020.
A mudança da Meta para as lojas de varejo foi inicialmente sugerida em novembro e, agora que é oficial, a próxima preocupação é se um novo apelido e localização real afetarão a percepção do público sobre a marca. Meta descobrirá em breve. Se a nova loja, que deve ser inaugurada em 9 de maio, conseguir atrair clientes, isso pode acontecer mais cedo ou mais tarde.
Um dos aspectos mais difíceis da missão da indústria Metaverse é convencer os novos consumidores de que vale a pena usar um fone de ouvido para jogos realistas e interatividade. Teasers de vídeo e estandes de amostra inadequados na Best Buy, o primeiro parceiro do Facebook para o lançamento do Oculus Quest, tornam isso impossível.
As lojas, porém, não estão lá apenas para mostrar aos clientes os novos produtos da Meta. Como todos os três produtos estão em novas categorias, Gilliard diz que a empresa está interessada em aprender como os clientes interagem com eles. A loja é anexada aos escritórios do Reality Labs da Meta, em vez de estar em uma movimentada rua comercial de pedestres como a loja da Apple, não tão longe em Burlingame. Por enquanto, a Meta não informa se pretende criar locais mais permanentes ou buscar pop-ups como a Amazon.