Desde o advento e a popularidade das redes sociais, muitos se perguntam qual será a próxima rede social sensação da internet. E com os avanços tecnológicos a expectativa é que seja no metaverso e uma nova já está ganhando o grande público, o Pixie.
Pixie é a primeira rede social descentralizada e totalmente funcional de compartilhamento de vídeo e fotos baseada na criptografia de blockchain. É como uma versão criptografada do TikTok ou Instagram, incentivando os usuários a criar conteúdo de qualidade e interagir de forma construtiva com outros usuários, assim, todo o conteúdo pode circular dentro do Pixie de forma eficaz, de acordo com informações do CoinTelegraph.
O conceito de “Social Crypto Earning” (ganho social-cripto, em tradução livre) no Pixie tende a ser um incentivo de valor benéfico se baseando nos comportamentos sociais dos usuários, orientado-os a contribuir com conteúdo e atividades mais valiosos para plataforma.
Pixie constrói um novo modelo de “criptoeconomia do criador” totalmente diferente dos modelos de receita centralizada de outras plataformas de rede sociais que monetizam os dados dos usuários e infringem sua privacidade, como a principais do setor de mídias sociais, que lucram muito com essas informações, vide as propagandas que te perseguem ao fazer uma busca por um artigo.
Pixie utiliza NFTs em sua plataforma onde cada foto, vídeo, música e arte digitais pode ser facilmente convertida em NFT, o que protege de forma completa o conteúdo gerado pelo usuário e os direitos de propriedade sobre ele.
Além disso, a plataforma utiliza meios de monetização para os usuários que farão com que possa gerar bastante interesse pela nova mídia digital, mas a dúvida é se terá grande recpetividade igual platafirmas como o Instagram, o Tik-Tok, Snapchat, Twitter e Facebook tiveram e têm.
O Pixie já pode ser encontrado nas lojas de aplicativos IOS e Android, no entanto, para o Brasil, há disponível a versão apenas em inglês. A classificação indicativa é para o público maior que 4 anos de idade, e, para instalação inicial, ocuparia cerca de 96,4 MB e é gratuito.