O Ethereum Classic (ETC) é um hard fork do Ethereum (ETH) que foi lançado em julho de 2016. Sua função principal é ser uma rede de smart contract, com a capacidade de hospedar e suportar aplicativos descentralizados (DApps). Seu token nativo é o ETC.
O que é Ethereum Classic?
Ethereum Classic é uma plataforma baseada em blockchain de código aberto que suportacontratos inteligentese aplicativos descentralizados (dApps). Ele fornece uma máquina virtual Turing-completa, chamada ‘Ethereum Virtual Machine’, para executar scripts ou conjuntos de instruções. Aqui devemos observar que os contratos inteligentes são recursos essenciais no setor de tecnologia blockchain. Eles são definidos como aplicativos digitais auto-executáveis que são executados de acordo com os termos predefinidos de um contrato. A rede Ethereum Classic não tem permissão, o que significa que nenhuma permissão é necessária, e qualquer pessoa é bem-vinda para participar e contribuir com o projeto.
Como a rede é descentralizada, isso elimina a necessidade de terceiros, taxas excessivas e restrições governamentais. Não esqueçamos que esse é um dos principais objetivos da criptomoeda: garantir transações transnacionais seguras sem a necessidade de terceiros confiáveis ou bancos centrais. O Ethereum Classic também atua como uma criptomoeda (ETC), que atrai investidores e traders em todo o mundo. Foi criado em 2016, quando o que hoje chamamos de Ethereum se separou do blockchain original após um grande hack. Uma equipe pegou a cadeia original abandonada e a renomeou como Ethereum Classic.
Eles acreditavam que, apesar do hack, as blockchains não deveriam ser adulteradas. Em suas mentes, o Ethereum Classic é considerado o verdadeiro Ethereum ou mesmo o pai do que agora chamamos de Ethereum. (Mais sobre isso chegando!)
Como funciona o Ethereum Classic?
Ethereum Classic é uma plataforma de computação descentralizada e de código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode ingressar na rede, com nós espalhados pelo mundo.AmbosEthereum e Ethereum Classicpermitem que os desenvolvedores usem o código-fonte aberto para criar contatos inteligentes, tokens e dApps. Para os apoiadores do Ethereum Classic, porém, Código é Lei . Isso significa que todas as transações são finais e imutáveis. Blockchains são criados para serem imutáveis para que os dados não possam ser alterados ou apagados, o que pode prevenir fraudes e garantir transparência.
Éteres são extraídos. O Ethereum Classic conta com um algoritmo de prova de trabalho para criar novas moedas e o Ether é criado como recompensa para os mineradores. Os usuários também podem pagar taxas de gás com Ether para reduzir spam e alocar recursos. As moedas ETC são limitadas a 210 milhões, o que dá um nível de escassez ao Ethereum Classic. Prevê-se que 99% do ETC estará em circulação até 2065. Em contraste, o Ethereum está em processo de transição para umprova de apostamecanismo de consenso. De certa forma, isso significa que o Ethereum Classic tem mais semelhanças com o Bitcoin do que o Ethereum. Esta é provavelmente a sua maior diferença técnica. Assim como no Bitcoin, as recompensas de mineração ETC são reduzidas: elas são reduzidas em 20% a cada cinco milhões de blocos.
Para entender melhor o Ethereum Classic, precisamos esclarecer dois termos principais que são frequentemente usados no setor de criptomoedas:
Contratos inteligentes: Um contrato inteligente é definido como um acordo entre duas partes, com condições e regras escritas em código. Uma vez cumpridas todas as condições, o contrato é executado sem terceiros. Em outras palavras, um contrato inteligente é um bloco autoexecutável que opera em condições predefinidas. Observe que a ETC pode executar contratos inteligentes Turing-completos.
dApps: dApps são aplicativos de software que não são controlados por uma única entidade, mas executados em um sistema de computação distribuído. De dApps para rastreamento de mercadorias a jogos dApp, esses aplicativos ganharam muita popularidade em diferentes empresas e setores.
Futuro Ethereum Classic
O futuro do Ethereum Classic é incerto como a maioria das outras criptomoedas. No entanto, há uma coisa importante a ser observada: atualizações. Na IOHK mais atualização recente, parece que a ETC está se concentrando principalmente na melhoria do desempenho. Não tanto em trazer novos recursos malucos. Isso pode ser visto de diferentes maneiras – você pode ver isso muito melhor no longo prazo do Ethereum Classic, pois será mais estável e seguro, o que pode se refletir em um lento aumento de preço.
No entanto, os traders de curto prazo podem preferir grandes lançamentos de recursos que podem adicionar um elemento de volatilidade de preços e ganhos de curto prazo.
Ethereum vs. Ethereum Classic
Ethereum e Ethereum Classic são muito semelhantes em termos de funcionalidades básicas. Os usuários podem criar contratos inteligentes e dApps, bem como tokens para seus projetos. Se você é novo no setor de criptografia, devemos mencionar queEthereumé a segunda maior criptomoeda com um valor de mercado de US$ 296 bilhões, no momento da redação deste artigo.O Ethereum é frequentemente considerado o rei dos contratos inteligentes . Para dar um exemplo, o Ethereum facilitou a criação de moedas líderes comoMoeda Binancee jogos de criptografia comoCryptoKittiese agora é o líderPlataforma DeFi.
A equipe do Ethereum também atualiza continuamente o Ethereum para melhorar a escalabilidade e a experiência do usuário. E sendo a segunda maior criptomoeda e a maior plataforma de dApp e contrato inteligente, eles não têm escassez de desenvolvedores dispostos a trabalhar com eles. Isso também significa que eles podem implementar mudanças muito mais rapidamente que o Ethereum Classic. Infelizmente, o Ethereum Classic é incompatível com quaisquer novas atualizações na rede Ethereum , incluindo a transição do Ethereum para a prova de participação.
Como tal, de acordo com especialistas, um dos principais objetivos do Ethereum Classic permanece principalmente na preservação do código Ethereum original e do registro histórico.
Curiosamente, como o Ethereum Classic é minerado, a rede é semelhante ao Bitcoin; sua política monetária se baseia em ser limitada e algorítmica. Para traders de criptomoedas mais conservadores e antigos, isso tornará o ETC mais atraente do que o ETH. Mas de um modo geral, o Ethereum está ganhando o concurso de popularidade.
ETC Token
ETC, chamado ether, é a criptomoeda nativa do Ethereum Classic. Para evitar muita confusão, devemos explicar que a criptografia nativa do Ethereum também é chamada de ether. A diferença está no símbolo ticker. O Ethereum Classic é negociado sob o símbolo ETC, enquanto o Ethereum é indicado como ETH.
Em termos de funcionalidades, ETC e ETH são semelhantes. Para começar, eles podem ser usados para pagar taxas de gás (taxas para compensar a energia computacional para processar e validar transações). Dito isto, existem algumas diferenças significativas também. As moedas ETC são extraídas e há uma oferta limitada de 210.700.000, com 130.939.765,48 moedas atualmente em circulação.
O preço do ETC também é muito menor que o do ETH, o que o torna uma barreira de entrada baixa para iniciantes em criptomoedas. Se você vir ‘ETC/USD’, isso significa que o Ethereum Classic está sendo negociado em relação ao dólar americano. Em algumas plataformas, você também pode ver o ETC sendo negociado contra outras moedas fiduciárias e até criptomoedas.
O Ethereum Classic é um bom investimento?
O Ethereum Classic é um bom investimento para entusiastas de blockchain que acreditam que blockchains não devem ser alterados e investidores que desejam diversificar seus portfólios, principalmente em tempos de turbulência econômica. Aqui devemos mencionar que a equipe do Ethereum Classic participou ativamente do setor de criptomoedas durante a pandemia de coronavírus em andamento. O Ethereum Classic Labs suporta oOriginalMeuprojeto que visa facilitar o processo de coleta de assinaturas digitais e combate à fraude além-fronteiras, o que pode melhorar os processos locais e internacionais durante a pandemia. Além disso, como mencionado acima, o Ethereum Classic é limitado. Isso pode aumentar a escassez e a demanda e aumentar os preços. Comodesenvolvedorescolocá-lo:
“O token de plataforma é uma parte crítica de um sistema blockchain que alinha incentivos econômicos ou principais partes interessadas, usuários, desenvolvedores, investidores e mineradores. Sua monetização faz tudo funcionar e ajuda a inicializar o ecossistema. No entanto, foi demonstrado na história econômica que a monetização confiável de longo prazo é impossível sem duas características principais; utilidade e escassez”. O Ethereum Classic também trabalhou para criar laços mais estreitos com o Ethereum com o AghartaeFénixgarfos. Esses forks tornaram o Ethereum Classic mais interoperável com o Ethereum.
Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.
É seguro investir no Ethereum Classic?
Há dois anos, o Ethereum Classic tornou-se um investimento mais seguro apósIOHK relançou Mantis. Antes disso, o Ethereum Classic foi vítima de dois ataques de 51%. Os ataques ocorreram em agosto de 2020. No total, o atacante roubou atéUS$ 7,3 milhões em ETC. A situação foi muito embaraçosa para o Ethereum Classic. Isso mostrou que eles ainda não haviam corrigido o problema que fez com que o Ethereum se separasse quatro anos antes. (Um grande desvio para os investidores.)
No entanto, com as atualizações que foram feitas desde então, há muito menos com o que se preocupar. Mantis também introduziu uma tesouraria descentralizada e ‘checkpoints’, o que deve reduzir as chances de 51% de ataques acontecerem novamente. Mas existem algumas preocupações entre os traders sobre a IOHK, especificamente Charles Hoskinson. Não apenas alguns o veem como um personagem controverso, mas alguns também podem dizer que, trabalhando no Cardano e no Ethereum Classic, ele tem um conflito de interesses.
Previsão de preço Ethereum Classic
O preço do Ethereum Classic começou em 2022 em US$ 34,51. Hoje, o Ethereum Classic foi negociado a US$ 25,75, então o preço caiu -25% desde o início do ano. O preço previsto do Ethereum Classic no final de 2022 é de US$ 42,68 – e a variação ano a ano é de +24%. O aumento de hoje para o final do ano: +66%. Em meados de 2022, esperamos ver US$ 38,16 por 1 Ethereum Classic. No primeiro semestre de 2023, o preço do Ethereum Classic subirá para US$ 44,48; no segundo semestre, o preço perderia US$ 3,72 e fecharia o ano em US$ 40,76, o que representa +58% do preço atual.
O preço do Ethereum Classic passaria de US$ 40,76 para US$ 92,59, o que representa um aumento de 127%. O Ethereum Classic começará 2024 em US$ 40,76, depois subirá para US$ 43,49 nos primeiros seis meses do ano e terminará 2024 em US$ 50,01. Isso significa +94% a partir de hoje.
Onde comprar Ethereum Classic?
A criptomoeda ETC pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Binance
- OKX
- Hotcoin Global
- Bitget
Conclusão
Com diferentes vantagens, como sua natureza inalterada e oferta limitada que podem aumentar a escassez e a demanda, o Ethereum Classic pode ser um bom investimento. Dito isso, o Ethereum Classic está atrasado em relação ao Ethereum em termos de adoção de usuários, ofertas iniciais de moedas (ICOs) e crescimento de DeFi. Até as pesquisas ETC do Google ficam para trás em comparação com outras moedas. As pesquisas do Google por Ethereum, por outro lado, estão em alta, “eclipsando o interesse de pesquisa durante o auge da última corrida de touros do Ether (ETH)”.