Apesar das turbulências recentes que afetaram as criptos, o mercado de criptomoedas segue em crescimento e promete avanços para 2023. A rede Cardano (ADA), tem se destacado por puxar a fila das inovações e recentemente fez novos testes em sua stablecoin.
Por acaso, a versão testnet 1.1.1 da stablecoin Djed foi reativada para incluir novos recursos, como compatibilidade com hard fork Vasil, histórico de atividades e muito mais, anunciou a equipe Djed em 06/12, no Twitter:
Update! Testnet version 1.1.1 of $Djed has been reactivated with new capabilities such as Vasil hard fork compatibility, activity history and more! You can test it using $tADA here: Djed.xyz
— Djed Stablecoin (@DjedStablecoin)
Djed é a primeira stablecoin algorítmica a ser emitida na blockchain proof-of-stake (PoS) da Cardano, e a recente reativação de sua testnet também incluiu a exibição dos logotipos e ícones DJED e SHEN (a moeda de reserva) na carteira Nami usada pelos testadores Djed.
Seu white paper de agosto de 2021 descreve o Djed como “um protocolo algorítmico de stablecoin que se comporta como um banco autônomo que compra e vende stablecoins por um preço em uma faixa que está atrelada a um preço-alvo”.
Chegada prevista para 2023
De acordo com a COTI, parceira da Cardano no desenvolvimento da stablecoin, a versão mainnet do Djed deve entrar em operação em janeiro de 2023, após uma auditoria bem-sucedida. Durante o Cardano Summit em novembro, o CEO da COTI, Shahaf Bar-Geffen, comentou sobre a data da mainnet, afirmando:
“Eventos recentes de mercado provaram novamente que precisamos de um porto seguro contra a volatilidade, e Djed servirá como esse porto seguro na rede Cardano . Não apenas precisamos de uma stablecoin, mas precisamos de uma que seja descentralizada e tenha prova de reservas on-chain.”
Segundo Bar-Geffen, “Djed é exatamente isso” e ele acredita que pode se tornar “a principal stablecoin da rede Cardano, considerando todas as parcerias de integração já assinadas para ela”.
No momento a Cardano (ADA) é negociada a US$0.3103, em baixa de – 2,17% nas últimas 24 horas.