A atualização do Shapella da Ethereum foi lançada hoje. O staking de ETH foi liberado às 22:30 (UTC) e 19:30 (BRT). Cerca de 18 milhões de tokens ETH devem ser liberados do staking.
O Ethereum acaba de passar por sua primeira grande atualização desde The Merge no ano passado, com o hard fork implementando a Ethereum Improvement Proposal (EIP) 4895. Com a mudança, usuários e validadores agora podem retirar seu staked ether (ETH) na rede.
A atualização, que foi lançada na rede principal na época número 620.9536, também trouxe otimizações nas taxas de gás da rede para determinadas transações. Os desenvolvedores estão monitorando possíveis problemas com a conclusão da atualização.
Esta mudança marca um grande avanço para o Ethereum, pois permite o desbloqueio de fundos anteriormente inacessíveis e conclui a transição para o consenso proof-of-stake. No entanto, a disponibilidade dos fundos pode resultar em flutuações de preço de curto prazo.
Para as retiradas, os usuários agora têm a opção de fazer saques parciais ou totais. As retiradas parciais garantem que o saldo do validador permaneça nos 32 ETH necessários para manter seu status, enquanto as retiradas totais envolvem o desligamento do validador e a retirada de todo o saldo apostado.
Embora o lançamento do ETH possa levar a flutuações de preços de curto prazo, é possível que detentores de ETH não queiram vender com prejuízo, já que o preço atual é mais baixo do que quando muitos usuários apostaram seus fundos. No entanto, só o tempo dirá como essa nova atualização irá impactar o ecossistema do Ethereum.
No momento da publicação, o preço do ETH estava cotado em US$ 1.910,00 em alta de 1% nas últimas 24 horas.