O token Cosmos visa criar uma “Internet de Blockchains”, onde qualquer blockchain é capaz de se comunicar, compartilhar dados e fazer transações com qualquer outro.
Como resultado, brigas, tribalismo e maximalismo entre os apoiadores das várias cadeias de bloqueio diferentes se tornaram a norma. Mas pode haver um blockchain para unir todos eles? Faça uma viagem enquanto exploramos Cosmos , a “Internet de blockchains”.
O que é Cosmos Network token?
O objetivo do token Cosmos é simples: permitir que qualquer blockchain se comunique, compartilhe dados e faça transações com qualquer outro. Ao permitir que muitos blockchain diferentes interoperem, há menos necessidade de essas redes competirem implacavelmente para ser o blockchain que governa todos eles. Em vez disso, muitos blockchains diferentes podem coexistir com seus próprios casos de uso e vantagens especializados.
Cosmos é uma pilha de tecnologia completa que vai além de simplesmente permitir que diferentes blockchains se conectem e compartilhem dados entre si. Eles também criaram um processo de desenvolvimento simplificado que permite aos desenvolvedores criar seu próprio blockchain personalizado em meses ou mesmo semanas, em vez de anos.
A combinação de um processo de desenvolvimento de blockchain relativamente fácil com a habilidade de blockchains novos e antigos de interoperar caso sejam desenvolvidos blockchains mais específicos para aplicativos e menos gerais.
Quem inventou o token Cosmos?
Uma breve história do Cosmos
A história do Cosmos começou em 26 de junho de 2016, quando seu criador Jae kwon, criou o white paper para um projeto chamado Gnuclear. A ideia da Gnuclear era criar um sistema de blockchain interoperável totalmente descentralizado, usando o Protocolo de consenso Tendermint para tais fins. A ideia inicial foi evoluindo aos poucos com a ajuda da comunidade, até 5 de agosto de 2016, o projeto passou a se chamar Cosmos.
A partir desse momento, Kwon começou a buscar mecanismos que serviriam para financiar sua ideia. Foi assim, a partir de 1º de janeiro de 2017, passou a fazer uma venda privada de tokens para obter financiamento. No total, 12 milhões de tokens ATOM foram vendidos a um preço de $ 0,025 por ATOM, para um total de $ 300.000 arrecadados. Paralelamente, outra venda privada de tokens também foi realizada a um custo de $ 0,08 USD por ATOM, com um total de 160.293.050 tokens vendidos e uma coleção total de $ 1.329.472 no total.
Após essa experiência, em 4 de junho de 2017, um ICO (oferta inicial de moeda), para vender um total de 160.293.050 tokens ATOM, com um preço de 0,1 USD por token, e com um total de 16.029.305 USD arrecadados com a referida venda. Nesse ponto, o desenvolvimento do ATOM começaria a trilhar seu caminho para se tornar uma realidade.
- Abril de 2017 – $ 17 milhões são arrecadados nos primeiros 29 minutos da venda inicial do token Cosmos.
- Dezembro de 2018 – é lançado o Game of Stakes, que testou amplamente a rede Cosmos pela primeira vez.
- Março de 2019 – lançamento da mainnet oficial do Cosmos.
- Novembro de 2019 – Kava labs se torna um dos primeiros projetos construídos usando o Cosmos SDK para lançar sua mainnet.
- Fevereiro de 2020 – A equipe do Cosmos se separa e o fundador Jae Kwon deixa o cargo de CEO.
- Setembro de 2020 – Cosmos faz parceria com Nym para trazer credenciais anônimas para o ecossistema Cosmos.
- Fevereiro de 2021 – Cosmos lança Stargate , que inclui o primeiro lançamento público do protocolo Inter-Blockchain Communication (IBC).
O que há de tão especial na criptomoeda Cosmos?
Cosmos é mais semelhante ao projeto Polkadot , que também busca criar um ecossistema de redes blockchain interoperáveis. No entanto, ao contrário de Polkadot, o Cosmos prioriza a soberania de blockchains independentes, o que significa que eles devem se proteger, ter sua própria governança e executar seus próprios validadores.
A tecnologia Cosmos é baseada em:
- Tendermint – Um protocolo de consenso que permite aos desenvolvedores criar um blockchain de prova de aposta que é rápido, escalonável e seguro.
- O Cosmos SDK – permite que os desenvolvedores criem aplicativos em cima de blockchains baseados em Tendermint.
- O protocolo de comunicação Inter-Blockchain (IBC) – Um sistema que permite que diferentes blockchains se conectem e se comuniquem entre si.
O que é Tendermint?
O Tendermint é um software de código aberto que pode ser usado para obter tolerância a falhas bizantinas (BFT) em redes descentralizadas como o Cosmos. Em termos simples, BFT significa que uma rede descentralizada é capaz de continuar operando com segurança e obter consenso sobre seu estado atual, mesmo que alguns atores envolvidos no processo tenham falhado ou sejam mal-intencionados.
Cosmos é apenas uma das várias plataformas construídas em torno do mecanismo de consenso Tendermint; outros incluem:
- Ethermint – Um blockchain híbrido escalonável e interoperável construído usando o Cosmos SDK e Tendermint.
- Terra – Uma plataforma de prova de aposta delegada (dPoS) projetada para stablecoins como uma solução de pagamento no blockchain.
- Rede Regen – Um mercado descentralizado para ativos ecológicos, dados e acordos climáticos.
O que mais é diferente no token Cosmos?
Os blockchains se comunicam no ecossistema Cosmos por meio de um modelo de hub e zona. Por exemplo, se você quiser conectar Ethereum e Bitcoin por meio do Cosmos, os dois blockchains precisam se conectar à sua própria zona. A zona Ethereum e a zona Bitcoin se conectariam a um hub e, por meio desse hub compartilhado, Ether e Bitcoin poderiam ser transferidos entre eles.
O que são os tokens ATOMs?
Os tokens nativos da rede Cosmos são chamados de ATOMs. A detenção de ATOMs dá ao detentor a capacidade de apostar e validar blocos, votar em questões de governança e pagar taxas de transação.
Os tokens ATOM iniciais foram criados quando a rede principal Cosmos foi lançada e foram distribuídos aos doadores iniciais, participantes da venda de tokens, Cosmos Foundation e desenvolvedores principais. Novos ATOMs são gerados como recompensas para validadores de rede.
Onde comprar a criptomoeda ATOM?
Os tokens ATOMs podem ser negociados nas principais bolsas, como Binance, Kraken e Poloniex. Você também pode receber ATOMs por meio de piquetagem diretamente como um validador ou indiretamente como um delegador.
O que você pode fazer com os tokens ATOMs?
O Cosmos opera em um mecanismo de consenso de prova de participação. Isso significa que os titulares de ATOM podem ganhar uma parte das recompensas de bloqueio da rede e taxas de transação por meio de staking, seja executando seu próprio nó validador ou delegando suas moedas ATOM a um validador.
Os validadores põem em jogo ou bloqueiam seus ATOMs e executam software especializado, que mantém a rede Cosmos, propondo novos blocos e validando transações.
Os detentores também podem optar por delegar suas moedas ATOM com validadores em vez de executar o software validador eles mesmos, o que ainda permite que eles recebam uma parte das recompensas para apostar.
dApps construídos no Cosmos
Como uma rede blockchain interoperável e altamente escalonável, capaz de hospedar contratos inteligentes, o Cosmos se tornou popular entre os desenvolvedores de dApp que desejam criar aplicativos descentralizados entre cadeias (dApps) eficientes.
Alguns dos dApps mais proeminentes operando atualmente no Cosmos incluem:
- ⚓ Âncora – uma plataforma financeira que oferece taxas de juros de baixa volatilidade sobre depósitos de moeda estável.
- 💳 Flares – uma rede de pagamento que oferece suporte a vários ativos e sistemas de pagamento, incluindo jogos e DeFi .
- 📱 Klever – um aplicativo móvel com carteira, navegador e portfólio blockchain integrados.
- 👛 Chainweaver – uma carteira multi-blockchain interoperável e ambiente de desenvolvimento de contrato inteligente
O futuro da criptomoeda Cosmos (ATOM)?
Cada alteração, atualização ou ativação de recurso no protocolo Cosmos depende da aprovação dos detentores de ATOM. Como a rede Cosmos foi lançada há relativamente pouco tempo e ainda está um pouco em seu estágio de desenvolvimento, ela ainda não concretizou totalmente a visão definida em seu white paper.
🔊 Cosmos community of validators, developers, integrators, clients, end users and $ATOM holders…Stargate is live! 🎉
Congrats to Cosmos Hub Validators and engineers for making this happen! 🎉https://t.co/ZJrEa8QIq0
Today, we enter the #Stargate ! 🚀 https://t.co/VOYsTKDKYe
— Cosmos – The Interchain ⚛️ (@cosmos) February 18, 2021
No entanto, com o lançamento da atualização do Stargate, os blockchains agora podem se comunicar uns com os outros graças ao protocolo Inter-Blockchain Communication (IBC) – com o qual os desenvolvedores agora estão livres para construir. Além disso, a atualização do Stargate traz consigo atualizações automáticas, clientes leves com todos os recursos e ganhos de eficiência de 100x, tornando o Cosmos uma força a ser reconhecida.
A criptomoeda cosmos (ATOM) é um bom investimento?
À medida que criptomoedas e desenvolvimentos de blockchain continuam a crescer, este altcoin está se tornando conhecido como a “internet de blockchains”. Cosmos pretende ser o centro de todas as blockchains. Você pode imaginar que oferecer um produto onde várias blockchains podem interagir e se conectar direta ou indiretamente, teria algum valor para o espaço emergente. Aqui está o que você precisa saber antes de investir.
A interconectividade do Cosmos é o motivo pelo qual ele é apelidado de “internet de blockchains”. Cosmos Hub é conhecido como a parte da cadeia que conecta todos os blockchains em uma rede. Como uma cadeia de PoS (prova de aposta), os titulares de ATOM podem apostar seus tokens para manter a rede e receber mais ATOM como recompensa. Oferecendo interoperabilidade, o Cosmos fez recentemente uma parceria com o DeFi oracle Band Protocol e dá ao desenvolvedor de terceiros acesso a vários feeds de dados.
Compreender a tecnologia blockchain pode ajudar a determinar se o Cosmos é um bom investimento.
Primeiro, o Tendermint está por trás da rede e do consenso usados no Cosmos Hub. O mecanismo de consenso é baseado em um sistema de validação e delegação. Os primeiros 125 validadores são responsáveis por votar quem criará os próximos blocos da blockchain, conhecidos como validadores. Os titulares de ATOM escolhem a quais validadores delegarão seus ativos – dessa forma, eles votam nos próximos criadores de blocos. Aqueles que são validadores executados e são bons atores são recompensados com ATOMs.
Como outros blockchains de PoS , os usuários são recompensados por delegar seus ATOMs a um validador. As taxas de recompensa variam entre diferentes validadores. No entanto, delegar na rede Cosmos é um pouco diferente. Primeiro, ao delegar átomos a um validador, os usuários não podem usá-los para nenhuma transação. Os ATOMs são essencialmente bloqueados enquanto os estão delegando. Enquanto estão bloqueados, esses ATOMs não podem ser acessados e pertencem ao usuário que os bloqueou e delegou. Por meio do mecanismo de corte, tanto os validadores quanto os delegadores podem ser punidos. Se não agirem de forma adequada, perderão parte de seus ativos devido ao mecanismo.
Recompensas passivas por meio do Cosmos – capitalizar ou ganhar dinheiro?
Os usuários podem ganhar recompensas passivas delegando a validadores que foram votados entre os 125 primeiros. Os usuários podem resgatar suas recompensas de duas maneiras – composta ou em dinheiro. Ao escolher recompensas compostas, os usuários adicionam imediatamente seus ATOMs recém-recebidos à delegação existente para potencialmente ganhar recompensas em um ritmo mais rápido. Ao sacar recompensas, os usuários receberão os ATOMs da delegação. Ao contrário da opção composta, esses ATOMs ainda não serão delegados e bloqueados, o que significa que os ATOMs podem ser usados para transações.
Os usuários devem estar cientes de que, ao redelegar ou delegar mais ativos a um validador, as recompensas pendentes serão reivindicadas sem a criação de uma transação. Isso significa que não haveria nenhum vestígio disso, a não ser que isso se refletirá em seu saldo. Além disso, como um titular de ATOM pode votar nos validadores, se um validador sair dos 125 primeiros, você deixará de ganhar recompensas, pois o validador não pode criar blocos. Como o Cosmos é a “internet dos blockchains”, ele está disponível em várias das principais bolsas e muitas pessoas optam por comprar no Binance, Coinbase e OKEx.
Conclusão
Cosmos foi projetado para a interoperabilidade de diferentes blocos de blocos. O objetivo é representar uma espécie de “Internet de Blockchains” e conectar outros sistemas por meio de um protocolo central. Isso está indo muito bem, mesmo que o Cosmos ainda esteja um tanto ofuscado por seu principal concorrente, Polkadot.
As opiniões de especialistas que examinamos pintam um quadro positivo. As previsões dos principais analistas de preços de longo prazo acreditam em um futuro aumento de valor.