A maior incorporadora imobiliária da China, Evergrande, parece estar à beira do colapso. Aparentemente, eles devem US $ 300 bilhões. A falência está em jogo? Mas há uma pergunta melhor. A Evergrande é a única empresa do setor com esse tipo de dívida? Ou Evergrande é apenas um sintoma de uma doença generalizada? Além disso, como isso se relaciona com o Bitcoin? Apresentamos um caso válido no seguinte artigo? Será este o “ momento Lehman da China ” , como sugere o pseudônimo analista do Bitcoin?
O que sabemos com certeza é que “ os principais bancos da China foram notificados pela autoridade habitacional de que o Evergrande Group não poderá pagar os juros do empréstimo com vencimento em 20 de setembro ” de acordo com a imprensa. O comentário do plano B dá o tom, e o vídeo mostra a intensidade da situação:
China's Lehman moment. The money printing will be massive, I repeat MASSIVE! This is good for #bitcoin https://t.co/lAdSMhnk3L
— PlanB (@100trillionUSD) September 15, 2021
Verifique a data de ontem. Bem, em 15 de setembro de 2008, o Lehman Brothers pediu concordata.
“Na época de seu colapso, o Lehman era o quarto maior banco de investimento dos Estados Unidos, com 25.000 funcionários em todo o mundo. Tinha US $ 639 bilhões em ativos e US $ 613 bilhões em passivos. O banco se tornou um símbolo dos excessos da crise financeira de 2007-08, engolfada pelo colapso do subprime que varreu os mercados financeiros e custou cerca de US $ 10 trilhões em produção econômica perdida. ”
Como Evergrande chegou nesse ponto?
Há poucos dias, em 13 de setembro, o South China Morning Post parecia cautelosamente otimista sobre a situação. Eles explicaram a raiz do problema:
“Relatórios sobre pagamentos perdidos a empreiteiros, tentativas de reprogramar pagamentos de produtos de gestão de fortunas e falha na venda de ativos levaram os reguladores chineses e o banco central a intervir para evitar um choque no sistema financeiro.”
Na época, a grande notícia foi que eles contrataram “ Houlihan Lokey e o banco de investimentos Admiralty Harbour Capital, com sede em Hong Kong, para avaliar sua estrutura de capital, avaliar a liquidez e explorar maneiras de aliviar sua atual crise de liquidez. ”E você sabe o que isso significa:
“Contratar esses consultores financeiros significa que a Evergrande chegou a um estágio sério de listar o que possui, o que deve e quais são os melhores planos” para se livrar, disse Lung Siu-fung, analista do CCB International.
Gráfico de preços Evergrande
A Evergrande está realmente em apuros?
Aparentemente, a China Evergrande foi pega em um loop. A empresa estava fazendo uma pré-venda de apartamentos e usando esse dinheiro para financiar outros projetos, nos quais também pré-vendeu os apartamentos e o ciclo recomeçou. Os vínculos de Evergrande foram suspensos e há uma chance de que eles nunca mais sejam ativos. Eles podem ser inúteis. A ação está perto de seu nível mais baixo, perdeu quase 80% de seu valor este ano.
“A empresa avisou os investidores duas vezes em duas semanas que poderia entrar em default. Na terça-feira, Evergrande disse que corre o risco de um default cruzado, o que significa que esses riscos podem se espalhar para outros setores relacionados.
Evergrande disse na terça-feira que suas vendas de propriedades continuarão a se deteriorar significativamente neste mês, aumentando seus graves problemas de fluxo de caixa. ”
Existe a possibilidade de que os problemas de Evergrande sejam o sintoma de uma doença generalizada? Essa é a pergunta de $ 1 milhão. O setor imobiliário da China está realmente em apuros? Para essa resposta, temos que ir ao relatório da ZeroHedge :
“Country Garden, o maior incorporador do país em vendas, despencou 16% nos últimos dois dias, enquanto Gemdale despencou 12%, já que o indicador das ações de uma propriedade em Xangai caiu quase 5% no período, com avaliações firmemente abaixo do valor contábil. Seguindo as notícias, Guangzhou R&F Properties caiu 10,8% para o nível mais baixo desde dezembro de 2008, enquanto Greentown China -9,1%. Neste ponto, pode-se chamar isso de crise com segurança. ”
Como Evergrande se relaciona com Bitcoin?
A política de Bitcoin da China não faz sentido. Regulamentar-se fora da posição de liderança na indústria mais importante de nossos tempos está além da compreensão. Tem que haver algo mais acontecendo. Nós da NewsBTC estivemos no caso. Exploramos o ângulo Digital Yuan CBDC . Vimos anúncios que vendem pequenas centrais hidrelétricas . Descobrimos que o domínio da China sobre o hashrate do Bitcoin estava diminuindo antes da proibição. E detalhamos o chamado novo “Modelo China. ”
China's Lehman moment. The money printing will be massive, I repeat MASSIVE! This is good for #bitcoin https://t.co/lAdSMhnk3L
— PlanB (@100trillionUSD) September 15, 2021
No tweet original do Plan B, dois comentários chamam a atenção. O investidor e podcaster Preston Pysh sente que a situação é “ O resultado garantido do banco de reservas fracionárias: Imparidade de promessas. É apenas uma questão de quando e em que magnitude. ”E a pessoa por trás da Documentação do Bitcoin torna-se conspiratória e diz:“ Eles sabiam que isso estava por vir. Talvez seja por isso que eles “baniram” o bitcoin. “Isso, como você pode imaginar, abre uma enorme lata de minhocas.
Cheio de confiança, o Plano B responde: “ Sim, e eles fecharam as saídas, normalmente sempre fazem isso. ”Ruim para o povo da China, mas, em geral, otimista para o Bitcoin. Para recapitular: o governo viu isso vindo de longe. Eles sabiam que a crise atingiria repetidamente o país e proibiram a mineração de Bitcoins para assustar a população, levando-a a não comprar o ativo mais difícil já criado. Bitcoin, a verdadeira proteção contra o colapso de todas as economias. Em qualquer caso, o governo chinês provavelmente tentará imprimir sua saída deste. E de alguma forma vai usar essa crise para revelar seu CDB Yuan Digital.