- Agentes de IA: Declínio no mercado crypto.
- DeFi: Integração oferece esperança.
- Inovação: Potencial com DeFAI.
Após um período de crescimento explosivo e expectativas elevadas, o valor de mercado dos agentes de IA crypto sofreu um declínio abrupto de aproximadamente 70% desde o início deste ano. A rápida ascensão dos agentes de IA, que são considerados a próxima grande novidade na Web3, atraiu um grande número de investidores e desenvolvedores.
No entanto, a queda repentina no valor de mercado dos agentes de IA causou muitas dúvidas e incertezas no setor, com muitos membros da comunidade se questionando se a demanda por esta tecnologia seria superada por outras tendências na indústria, a exemplo das memecoins, que tem uma forte comunidade e investidores no espaço.
Em meio à crise, uma luz de esperança surge com a integração dos agentes de IA com o setor de finanças descentralizadas (DeFi). Os agentes de IA alimentados por DeFi (DeFAI) são vistos por especialistas do setor como sendo uma área de grande potencial, capaz de impulsionar a inovação e o crescimento sustentável no longo prazo.
De acordo com o desenvolvedor conhecido como DeFi Warhol, a euforia inicial em torno dos agentes de IA acabou levando para expectativas infladas e projetos mal estruturados. “Os agentes de IA não acabaram. Eles estão no caminho da adoção como a maioria dos outros avanços tecnológicos que já existiram. – Dezembro de 2024: Pico das Expectativas Infladas (todos achavam que a revolução estava aqui) – T1 de 2025: Fim da Desilusão (todos acham que foram enganados) A realidade é esta: A criptografia nunca deixa de me surpreender com sua ironia e otimismo delirante. Inicialmente, as pessoas acreditavam que cada projeto de IA valeria bilhões, apesar da inovação mínima”.
No entanto, após essa euforia abaixar, os projetos sérios e bem construídos têm a oportunidade de se destacar e demonstrar seu verdadeiro valor. O especialista destacou sua crença de que, atualmente, há uma grande oportunidade para os investidores que desejam apostar nos projetos com fundamentos sólidos e sustentáveis.
“Agora, após meses de desenvolvimento e a eliminação natural de projetos insustentáveis, as pessoas estão mais pessimistas do que nunca. Na minha opinião, este é o momento exato para se fixar e pesquisar projetos SÓLIDOS com um volante lucrativo e uma equipe que continue enviando independentemente. Não se deixe enganar pelos mãos de alface no Twitter que foram enganados por agentes de IA fraudulentos, em vez disso, dedique horas e encontre 10 novos projetos a cada semana nos quais você vai se aprofundar. O futuro parece brilhante”, complementou.
Cabe destacar que a integração dos agentes de IA com o DeFi pode desbloquear novas possibilidades e casos de uso, impulsionando a adoção e o crescimento do setor.
Vale lembrar que, em janeiro, a Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, publicou um relatório que colocou em evidência o potencial dos agentes de inteligência artificial (IA) no mercado cripto, com foco especial em projetos de baixo market cap. Esses agentes, que operam de forma autônoma e inteligente, atraíram a atenção de investidores e desenvolvedores por sua capacidade de aprender, evoluir e executar tarefas complexas sem intervenção humana, características que os diferenciam de bots tradicionais.