Após o turbulento colapso da exchange de criptomoedas FTX, em 2022, que abalou o mercado e deixou milhares de credores com perdas significativas, uma luz no fim do túnel começa a surgir. A Kraken, uma das principais exchanges do setor, iniciou a distribuição de fundos aos credores da FTX, marcando um avanço importante no processo de resolução deste complexo caso.
Em um desenvolvimento recente, credores que utilizam a Kraken receberam e-mails de confirmação sobre a conclusão do processo de integração, o que significa que os pagamentos dos mesmos estão a caminho. A BitGo, outra distribuidora nomeada para auxiliar na distribuição dos fundos, também está se preparando para iniciar seu processo de reembolso em breve, embora uma data exata ainda não tenha sido divulgada publicamente.
As informações divulgadas até o momento indicam que credores com reivindicações menores, ou seja, abaixo de US$ 50.000, podem esperar receber seus pagamentos dentro de um prazo de 60 dias a partir de 3 de janeiro de 2025. Isso significa que, se tudo correr como planejado, esses credores devem receber seus fundos até 3 de março de 2025. Contudo, é importante destacar que ainda não há um cronograma definido para credores com reivindicações maiores, que excedem o valor de US$ 50.000. A expectativa é que mais informações sobre esses pagamentos sejam divulgadas em breve.
O colapso da FTX foi desencadeado por alegações de fraude e uso indevido de fundos de clientes envolvendo a Alameda Research. A ação deixou um impacto profundo no mercado de criptomoedas, gerando uma onda de incerteza e preocupação entre investidores e usuários, que viram seus ativos presos na exchange.
Vale lembrar que, em outubro, a FTX conseguiu um acordo significativo com Caroline Ellison, a ex-líder da Alameda Research, relacionado à venda de todos os seus ativos. Conforme estipulado pelo acordo, Caroline Ellison comprometeu-se a transferir todos os seus ativos apreendidos ao governo dos EUA, que estão ligados ao caso criminal, e também os honorários advocatícios relacionados à falência da FTX. De acordo com a documentação, Ellison ficará apenas com alguns bens pessoais após a execução do acordo, embora o valor exato dos ativos a serem desfeitos não tenha sido revelado.