A Tether, a maior emissora de stablecoins do mundo, deu um passo importante em direção à expansão de sua influência na Europa. A empresa anunciou um investimento na StablR, uma provedora europeia de stablecoins, com o objetivo de impulsionar a adoção de ativos digitais regulamentados no continente.
Com a entrada em vigor da regulamentação de Mercados de Criptoativos (MiCA), da União Europeia, se aproximando, a Tether busca se posicionar como um player-chave no mercado europeu de stablecoins. A parceria com a StablR, que oferece stablecoins totalmente compatíveis com a regulamentação europeia, demonstra o compromisso da Tether em operar em um ambiente regulatório claro e transparente.
“A Tether, a maior empresa de ativos digitais do mundo, investiu na StablR , a provedora europeia de stablecoins, que busca acelerar a adoção na região. O investimento da Tether na StablR sinaliza seu comprometimento com o mercado europeu e seu suporte às principais stablecoins totalmente regulamentadas . A decisão ocorre em meio a uma série de lançamentos de stablecoins na Europa, incluindo EURR e USDR da StablR, que estão prontos para desbloquear melhor gerenciamento de liquidez, redução de custos de transação e economias significativas para seus usuários”, escreveu em seu comunicado oficial.
A empresa explicou que a StablR usará a nova plataforma de tokenização Hadron da Tether, que foi lançada no mês passado para simplificar a tokenização de ações, títulos, commodities, stablecoins e muito mais.
O mercado europeu de stablecoins, com uma capitalização de mercado de quase US$ 400 milhões apenas para stablecoins atreladas ao EUR, experimentou um impulso significativo nos últimos meses, impulsionado pela estrutura MiCA da UE, que deve entrar em vigor em 30 de dezembro. “O mercado europeu de stablecoin está evoluindo rapidamente e está pronto para um crescimento significativo adicional em linha com tendências mais amplas. A Tether tem orgulho de apoiar iniciativas como a StablR que se alinham com nossa visão de promover conformidade, inovação e acessibilidade no mercado europeu de stablecoin”, disse Paolo Ardoino, CEO da Tether.
“Este investimento demonstra nosso apoio ao ecossistema europeu de ativos digitais. A implantação do Hadron pela Tether , nossa plataforma de tokenização de ativos que simplifica o processo de conversão de vários ativos em tokens digitais, é um passo significativo em direção a uma economia com benefícios, flexibilidade e transparência sem precedentes”, complementou Ardoino.
Em julho, a StablR garantiu uma licença de Instituição de Dinheiro Eletrônico (EMI) autorizada pela Malta Financial Services Authority, para suas stablecoins compatíveis com MiCAR. Atualmente, a StablR oferece duas moedas: EURR e USDR, ambas emitidas como tokens ERC-20 e compatíveis com Solana.