- Solana atrai 7.625 novos desenvolvedores, superando Ethereum.
- Ásia lidera com 32% da base global de desenvolvedores.
- EVM mantém domínio com 8.925 desenvolvedores ativos.
A Solana registrou um crescimento impressionante de 83% no número de novos desenvolvedores em 2024, ultrapassando o Ethereum pela primeira vez desde 2016. Segundo o relatório anual da Electric Capital, a blockchain atraiu 7.625 novos desenvolvedores, mil a mais que o Ethereum no mesmo período.
We @electriccapital analyzed 110k+ developer profiles to understand crypto devs geographically.
Asia is now #1 for crypto devs. The US is losing market share.
Crypto impacts every state in the US — crypto should be non-partisan.
Here’s what the data shows & why it matters: pic.twitter.com/n5sZ9HWbXu
— maria 🐸 (@MariaShen) October 30, 2024
Embora o Ethereum continue sendo a maior rede de desenvolvedores no geral, seu número de desenvolvedores ativos mensais caiu 17%, somando 6.244. Apesar disso, o ecossistema de soluções de camada 2 do Ethereum, como Optimism, Arbitrum e Base, permanece um motor significativo de atividade, representando 56% dos desenvolvedores da rede.
Maria Shen, sócia da Electric Capital, destacou que, apesar do declínio, o Ethereum ainda lidera globalmente devido aos seus fortes efeitos de rede. Ela também reconheceu o avanço da Solana, ressaltando que esta é a primeira vez desde 2016 que outra blockchain supera o Ethereum na atração de novos talentos.
Se a atividade dos desenvolvedores for um indicativo de inovação, é crucial entender os números desse segmento. Em novembro de 2024, o setor de criptomoedas contava com cerca de 23.613 desenvolvedores ativos mensais, representando apenas 0,0875% da população global de 27 milhões de desenvolvedores de software. Apesar de ser um aumento de 2.000% em uma década, os números ainda estão abaixo do pico de 31.000 em 2022.
Um dos destaques do relatório foi a distribuição global de talentos, que está mais descentralizada. Em 2015, 80% dos desenvolvedores estavam concentrados na América do Norte e Europa. Hoje, essas regiões representam 24% e 31%, respectivamente, enquanto a Ásia lidera com 32%. Na Índia, Solana domina, com 27% dos novos desenvolvedores optando por esse ecossistema, mais do que em qualquer outra blockchain.
O Ethereum Virtual Machine (EVM) continua sendo o principal stack tecnológico, com 8.925 desenvolvedores, aproximadamente 3,6 vezes o tamanho do Solana Virtual Machine (SVM), que tem 2.499. No entanto, a Solana lidera no recrutamento de novos desenvolvedores, mesmo com o Ethereum sendo fortalecido por dezenas de rollups de camada 2.
Além disso, o Ethereum manteve sua liderança na criação de novos códigos, com cerca de 65% sendo gerados nos ecossistemas de camada 1 e camada 2. Por outro lado, soluções como Starknet e Optimism apresentam dinâmicas diferentes, com desenvolvedores focando em inovação para transações específicas.
No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 231,46 com alta de 1.3% nas últimas 24 horas.
A rede Bitcoin, por sua vez, conta com cerca de 1.200 desenvolvedores mensais ativos, número estável nos últimos 12 meses. Contudo, 42% deles estão dedicados a soluções como layer-2s e NFTs.