O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, em 12 de novembro, que o bilionário e apoiador das criptomoedas, Elon Musk, juntamente com o empreendedor Vivek Ramaswamy irão liderar o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do país. Em seu anúncio, Trump destacou que o posicionamento estratégico desses gigantes do setor visará “desmantelar a burocracia governamental”.
“Tenho o prazer de anunciar que o Grande Elon Musk, trabalhando em conjunto com o Patriota Americano Vivek Ramaswamy, liderará o Departamento de Eficiência Governamental (‘DOGE’)”, escreveu Trump em uma publicação recente no Truth Social.
De acordo com Trump, Musk e o Ramaswamy irão “desmantelar a burocracia governamental, cortar regulamentações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar agências federais – essenciais para o movimento ‘Salve a América’”, afirmou.
Em sua declaração recente, Trump destacou que os objetivos do Departamento de Eficiência Governamental são sonhados pelos republicanos já têm “muito tempo”.
Cabe destacar que o intuito da agência DOGE é fornecer um aconselhamento e orientação fora da Administração federal, bem como, trabalhar em conjunto com a Casa Branca e o Escritório de Administração e Orçamento visando “eliminar o enorme desperdício e fraude” dentro do orçamento federal com valor de US$ 6,5 trilhões.
Conforme destacou o presidente eleito em sua declaração, o trabalho deverá terminar no máximo em 4 de julho de 2026.
Ao comentar sobre o assunto na plataforma de mídia X , Elon Musk afirmou que as ações da agência DOGE “serão publicadas online para máxima transparência”.
“Todas as ações do Departamento de Eficiência Governamental serão publicadas on-line para máxima transparência. Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou não cortando algo desnecessário, é só nos avisar! Também teremos uma tabela de classificação para os gastos mais insanamente idiotas do seu dinheiro de impostos. Isso será extremamente trágico e extremamente divertido”, escreveu Musk.
Musk esteve presente durante as campanhas eleitorais de Trump e acabou se tornando uma figura influente dentro do governo presidente eleito.