Quem assumirá a SEC no caso de o atual presidente, Gary Gensler, ser demitido? Algumas especulações na comunidade de criptomedas estão apontando o nome de Mark Uyeda com sendo o que está liderando a corrida para presidência do regulador.
À medida que Donald Trump se prepara para assumir a presidência dos EUA no início do próximo ano, a especulação está aumentando dentro da comunidade de criptomoedas sobre quem poderá comandar a Comissão de Valores Mobiliários (SEC).
Especialistas do mercado acreditam que Mark Uyeda, um comissário da SEC nomeado em junho de 2022, tem uma grande chance de assumir o cargo. Uyeda ficou conhecido na comunidade de criptomoedas por ter uma postura bastante crítica sobre as políticas de Gary Gensler.
Contudo, outros membros da comunidade de criiptomoedass especularam que a Comissária da SEC conhecida como “Crypto Mom”, Hester Peirce, também poderia ser uma candidata ao cargo.
Vale lembrar que, o assunto da demissão de Gensler também parecia estar na mesa da vice-presidente, Kamala Harris, antes de sua derrota nas eleições. Alguns relatórios recentes chegaram a sugerir que Harris estava considerando substituições para Gensler. Diante da situação, o nome de dois candidatos surgiram, são eles: Chris Brummer, professor da Georgetown Law, e Erica Williams, presidente do Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB).
Trump Pode Demitir Gary Gensler e Fortalecer Suporte Regulatório para Criptomoedas nos EUA
A possibilidade de Donald Trump reassumir a presidência dos Estados Unidos tem agitado expectativas no mercado de criptomoedas. Analistas indicam que uma vitória de Trump, aliada ao potencial domínio republicano no Senado, poderia transformar a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e o Comitê Bancário do Senado em órgãos mais receptivos às criptomoedas, abrindo caminho para um novo regime regulatório mais favorável ao setor.
Durante sua participação no evento Bitcoin 2024, Trump destacou sua visão otimista para o futuro das criptomoedas nos EUA. “O bitcoin, a criptomoeda primária, provavelmente ultrapassará o ouro,” afirmou ele, acrescentando que pretende fazer dos EUA a capital mundial das criptomoedas.
Trump também prometeu demitir Gary Gensler já no primeiro dia de governo e defender a autocustodia do bitcoin, além de nomear um conselho consultivo presidencial focado em bitcoin e criptomoedas.