Em um desenvolvimento significativo no setor, o blockchain Chainlink (LINK) ampliou sua parceria com as finanças tradicionais. A nova parceria do Chainlink tem o intuito de integrar o sistema de pagamento interbancário Swift com ativos tokenizados.
Chainlink anunciou, em 5 de novembro, que realizou a conclusão de outro piloto em cooperação com UBS Asset Management e Swift. Chainlink propôs soluções para conectar o sistema de pagamento interbancário com várias ferramentas para liquidação on-chain.
“Swift , UBS Asset Management e Chainlink concluíram com sucesso um piloto para liquidar assinaturas e resgates de fundos tokenizados usando a rede Swift. Esta iniciativa permitiria que transações de ativos digitais fossem liquidadas com sistemas de pagamento fiduciários em mais de 11.500 instituições financeiras, em mais de 200 países e territórios”, escreveu a empresa em seu comunicado.
Lançado como parte do Projeto Guardian da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS), o novo piloto demonstra como as instituições financeiras podem aproveitar a infraestrutura Swift para facilitar liquidações de dinheiro fora da cadeia para fundos tokenizados.
“O piloto mostrou como as instituições financeiras podem alavancar a tecnologia blockchain, a plataforma Chainlink e a rede Swift para liquidar subscrições e resgates para veículos de fundos de investimento tokenizados, permitindo assim o processamento direto da parte do pagamento sem a necessidade da adoção global de uma forma de pagamento on-chain. Isso ajuda na automação de todo o ciclo de vida do processo de resgate e subscrição do fundo”.
O piloto se baseia no trabalho com a UBS e a SBI Digital Markets para criar um sistema de Assinatura e Resgate Digital para fundos tokenizados. Jonathan Ehrenfeld, Chefe de Estratégia da Swift, destacou em seus comentários sobre a nova integração que, para que os ativos digitais sejam adotados de forma global, eles devem estar integrados de forma perfeita aos sistemas de pagamento existentes e às moedas digitais.
“Nosso trabalho com a UBS Asset Management e a Chainlink no Projeto Guardian da MAS alavanca a rede global da Swift para conectar ativos digitais com sistemas estabelecidos. Esta iniciativa se alinha com nossa estratégia de fornecer à nossa comunidade de instituições financeiras uma maneira segura e escalável de transacionar entre várias classes de ativos digitais e moedas, alavancando a infraestrutura existente da Swift.”
Com a infraestrutura Swift, o piloto permite recursos de orquestração de pagamento de ponta a ponta para liquidar assinaturas e resgates de fundos.