O fundador do blockchain Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, incluiu mais comentário à seção do roteiro da Ethereum intitulada “The Splurge”, no intuito de avançar a Máquina Virtual Ethereum (EVM) para um “estado final de jogo” que seja estável e de alto desempenho.
Em uma postagem compartilhada hoje, 29 de outubro, Buterin destacou a inclusão de melhorias significativas na experiência do usuário, segurança, estrutura de taxas de transação, bem como, recursos criptos do Ethereum. O fundador do Ethereum explicou que a atual arquitetura EVM tem alguns desafios para sua análise estática.
“O EVM hoje é difícil de analisar estaticamente, dificultando a criação de implementações altamente eficientes, a verificação formal do código e a realização de extensões adicionais ao longo do tempo. Além disso, é altamente ineficiente, dificultando a implementação de muitas formas de criptografia avançada, a menos que sejam explicitamente suportadas por meio de pré-compilações”.
De acordo com Buterin, o primeiro passo no atual roteiro de melhoria do EVM, programado para ser incluído no próximo hard fork, é o EVM Object Format (EOF).
“EOF é uma série de EIPs que especifica uma nova versão do código EVM que tem uma série de recursos distintos, mais notavelmente: Separação entre código (executável, mas não legível do EVM) e dados (legíveis, mas não executáveis); Saltos dinâmicos são proibidos , apenas saltos estáticos; O código EVM não pode mais observar informações relacionadas ao gás; Um novo mecanismo de sub-rotina explícito é adicionado”.
Após a introdução do EOF, conforme ressaltou Buterin, fica mais fácil para introduzir atualizações adicionais. “A mais bem desenvolvida hoje é a EVM Modular Arithmetic Extensions (EVM-MAX). A EVM-MAX cria um novo conjunto de operações projetadas especificamente para aritmética modular e as coloca em um novo espaço de memória que não pode ser acessado com outros opcodes. Isso permite o uso de otimizações, como a multiplicação de Montgomery”, complementou.
Ainda na oportunidade, Buterin também enfatizou a estrutura de taxas de transação do Ethereum, o “gás multidimensional” como uma solução para ineficiências apontadas no protocolo.
“Gás multidimensional : ter preços e limites separados para recursos separados. Esse conceito é tecnicamente independente do EIP-1559, mas o EIP-1559 o torna mais fácil: sem o EIP-1559, empacotar de forma otimizada um bloco com múltiplas restrições de recursos é um problema de mochila multidimensional complicado . Com o EIP-1559, a maioria dos blocos não está em capacidade total em nenhum recurso, e então o algoritmo simples de “aceitar qualquer coisa que pague uma taxa suficiente” é suficiente. Hoje temos gás multidimensional para execução e blobs; em princípio, poderíamos aumentar isso para mais dimensões: calldata , leituras/escritas de estado e expansão de tamanho de estado”.
Vale lembrar que Vitalik Buterin recentemente apresentou novas estratégias para diminuir o inchaço e simplificar a complexidade estrutural do Ethereum, abordando questões críticas que têm aumentado a carga operacional da rede. As propostas de Buterin foram detalhadas em uma postagem de blog no dia 26 de outubro, intitulada “The Purge”, que é a mais recente de uma série focada no futuro potencial do Ethereum.
No momento da publicação, o preço do Ethereum estava cotado em US$ 2.623,83 com alta de 3.9% nas últimas 24 horas.