A emissora da maior stablecoin do mercado USDT, Tether, está supostamente sendo investigada por promotores dos EUA por violar as regras de combate à lavagem de dinheiro e sanções no país, segundo as informações publicadas pelo The Wall Street Journal.
A investigação estaria apurando se a criptomoeda nativa da empresa, o USDT, está sendo utilizada por terceiros em atividades ilícitas, a exemplo de terrorismo, tráfico de drogas e hacking, de acordo com as informações contidas no relatório do WSJ, em 25 de outubro. A reportagem citou pessoas familiarizadas com o assunto.
A investigação está sob comando do gabinete do procurador dos EUA de Manhattan. Já o Departamento do Tesouro vem avaliando uma possível sanção do Tether devido à utilização do USDT por pessoas e grupos sancionados pelos Estados Unidos.
No entanto, ao abordar o assunto, o CEO da Tether, Paolo Ardoino, contestou a reportagem do WSJ no tocante à investigação.
“Como dissemos ao WSJ, não há indicação de que a Tether esteja sob investigação. O WSJ está regurgitando um velho barulho”, disse Ardoino. “Ponto final”, escreveu Ardoino em sua conta oficial do X.
Vale lembrar que a emissora da maior stablecoin USDT, a Tether rebateu, no início do ano, as acusações da Organização das Nações Unidas (ONU) de que o USDT é utilizado em atividades ilegais. Na época, um relatório tinha revelado que a maior stablecoin do mercado USDT, da Tether, se tornou um dos métodos de pagamento proeminentes usados para lavagem de dinheiro e fraudes no Sudeste Asiático, conforme um alerta das Organização das Nações Unidas divulgado pelo Financial Times.
Cabe destacar que, no ano passado, US$ 485,6 bilhões em fundos ilícitos flutuaram pelo sistema financeiro. O “Relatório Global de Crimes Financeiros” divulgado pela bolsa de valores Nasdaq revelou dados sobre o crime financeiro em 2023. No entanto, o relatório não mencionou o Bitcoin (BTC) e criptomoedas. Nos últimos meses, entidades criticaram as criptomoedas por envolvimentos com crimes e lavagem de dinheiro.
No momento da publicação, o preço do Tether estava cotado em US$ 0,9986 sem alteração em seu preço nas últimas 24 horas.