- Trump propõe substituir imposto de renda por tarifas.
- Plano de Trump enfrenta críticas por falta de viabilidade econômica.
- Elon Musk investe milhões na campanha de Trump.
Donald Trump, em recente aparição na Fox News, propôs uma mudança radical na tributação americana: a abolição total do imposto de renda federal. A declaração foi feita durante uma sessão de perguntas e respostas em uma barbearia no Bronx, onde Trump expressou seu desejo de retornar à estrutura econômica dos Estados Unidos do final do século XIX, período em que o imposto de renda não existia.
“Nós tínhamos todas as tarifas. Não tinha imposto de renda. Agora temos impostos de renda, e temos pessoas morrendo. Elas estão pagando impostos, e não têm dinheiro para pagar os impostos,” afirmou Trump. Como alternativa, ele sugere um sistema baseado em receitas tarifárias, incluindo cortes significativos de impostos para grupos específicos, como policiais, bombeiros e militares.
Entretanto, a viabilidade do plano de Trump gera debates. O governo dos EUA arrecadou cerca de US$ 4,2 trilhões no último ano fiscal através de impostos de renda e folha de pagamento. Comparativamente, as tarifas, mesmo se aplicadas a cada importação, dificilmente compensariam a perda de receita gerada pelo corte dos impostos de renda e folha de pagamento, uma vez que o total de bens importados foi de aproximadamente US$ 3 trilhões.
A proposta também enfrenta críticas sobre seu impacto nos consumidores. O sistema de tarifas, ao contrário do imposto de renda progressivo, poderia resultar em preços mais altos para itens essenciais, como alimentos e roupas, impactando desproporcionalmente os americanos de renda mais baixa.
Ainda sem detalhar completamente seu plano, incluindo se abrangeria os impostos corporativos e de folha de pagamento ou somente o imposto de renda individual, Trump encontrou resistência tanto de liberais quanto de conservadores, que classificam a ideia como “impraticável” e “perigosa”. Apesar disso, Trump mantém sua campanha ativa, apoiado por grandes somas de dinheiro de influentes apoiadores.