A Microsoft, gigante da tecnologia, poderá fazer uma movimentação significativa em direção ao investimento em bitcoin. Segundo um documento recente da US Securities and Exchange Commission (SEC), revelou-se que a avaliação de investimento em bitcoin será um dos itens de votação na próxima reunião de acionistas, programada para 10 de dezembro.
O item foi proposto pelo The National Center for Public Policy Research, um think tank de inclinação conservadora, conhecido por sua participação ativa no conselho consultivo do Projeto 2025, que promove uma pauta política conservadora.
O documento da SEC inclui uma recomendação do conselho para votar contra a proposta. A justificativa dada é que a administração da empresa já analisa cuidadosamente o tema, considerando-o desnecessário para votação.
“A equipe de Serviços Globais de Tesouraria e Investimentos da Microsoft avalia uma ampla gama de ativos investíveis, incluindo aqueles que oferecem diversificação e proteção contra a inflação, além de mitigar o risco de perdas econômicas significativas devido ao aumento das taxas de juros”, afirmou a empresa em seu Aviso de Reunião Anual de Acionistas e Declaração de Procuração de 2024.
A Microsoft observou que a volatilidade das criptomoedas é um aspecto considerável na avaliação de tais investimentos e destacou os processos estabelecidos para gerenciar e diversificar sua tesouraria corporativa.
Atualmente, a empresa é a terceira maior em tecnologia nos Estados Unidos, com uma capitalização de mercado de US$ 3,157 trilhões. Se a proposta de investimento em bitcoin for aprovada, a Microsoft poderia se tornar a maior investidora em criptomoedas entre as empresas de capital aberto, superando gigantes como MicroStrategy e Tesla.
No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 68.062,43 com alta de 2% nas últimas 24 horas.