Por que o Ethereum (ETH) ainda está atrás do Bitcoin (BTC)? Os analistas da plataforma de análise on-chain de criptomoedas forneceram detalhes sobre o caminho traçado pelos dois ativos para explicar seus desenvolvimentos atuais. O levantamento, compartilhado em 21 de outubro, analisou a relação ETH/BTC, destacando o desempenho inferior do ETH em comparação com o BTC.
O relatório observou que, desde o corte inesperado de 50 pontos-base na taxa do Federal Reserve (Fed) em setembro, o preço do Bitcoin valorizou 14%, aproximando-se de US$ 70 mil, com fortes entradas em fundos negociados em bolsa (ETFs) impulsionados pela melhora do sentimento de risco dos investidores.
No entanto, mesmo que o Ethereum também tenha se beneficiado de condições macroeconômicas positivas neste mesmo período, a relação ETH/BTC tem diminuído persistentemente desde a fusão. Essa relação compara o desempenho dos dois ativos e cai quando o Ethereum tem um desempenho inferior ao do Bitcoin. Em outubro, segundo os dados, a relação apresentou uma queda abaixo de 0,04, seu ponto mais baixo desde abril de 2021.
“Uma razão fundamental para essa lacuna de desempenho persistente é o crescimento mais lento na demanda institucional por Ethereum em comparação ao Bitcoin. A introdução de ETFs spot de Ethereum em julho de 2024 recebeu uma reação mista e não reverteu significativamente essa tendência durante o verão”.
Além disso, o relatório destacou também que o interesse aberto de futuros de Bitcoin CME registrou altas consecutivas recentemente, enquanto o interesse aberto de futuros de Ether na CME permanece relativamente baixo em 7,3 mil contratos (US$ 970 milhões), sugerindo um mercado menos maduro e muito menor interesse institucional em futuros de ETH.
O relatório também observou que a demanda por ETH também tem sido lenta nos mercados spot. “Em outubro, o Ethereum teve desempenho inferior à maioria das altcoins em volume. A lacuna de volume entre ETH e as 50 principais altcoins aumentou para seu nível mais alto desde março”. Vale lembrar que os ETFs baseados em Etherem chegaram a não registrar entradas em alguns dias e apresentar uma série de intensas saídas recentemente.
Contudo, o relatório ainda observou que a próxima eleição presidencial nos EUA pode beneficiar o Ethereum. “Vale a pena notar que, embora o BTC lidere na adoção institucional, as próximas eleições nos EUA podem beneficiar o ETH, reduzindo os riscos regulatórios. O ecossistema do ethereum também está em constante evolução , o que pode impactar a adoção e a proposta de valor do ETH no futuro”.
Em seus respectivos desenvolvimentos mensais, o Bitcoin apresentou um aumento de 6.5% em seu preço, enquanto o Ethereum valorizou apenas 1.5% no mesmo período.