O diretor administrativo da Worldcoin na Europa, Fabian Bodensteiner, externou recentemente comentários sobre a presença da empresa na Europa diante de desafios regulatórios na região. Em entrevista ao “Sifted Summit”, Bodensteiner enfatizou a decisão da Worldcoin em priorizar regiões que sejam mais receptivas a tecnologias inovadoras.
O executivo justificou a medida da empresa ressaltando que, por causa dos recursos limitados, a Worldcoin está mudando seu foco para os mercados que têm um maior potencial de negócios.
“Eu não diria que [a Europa] é um grande foco”, ele disse. “Nós apenas vemos uma dinâmica maior em outras regiões do mundo e, como não temos 1.000 funcionários, precisamos priorizar onde vemos as maiores oportunidades de negócios”, afirmou.
Desde seu lançamento em julho de 2023, a Worldcoin vem enfrentando alguns desafios regulatórios na Europa, incluindo investigações na Alemanha, Espanha e Portugal referentes às práticas de dados biométricos. Na Espanha, a empresa foi ordenada a interromper suas operações no país. O órgão de vigilância de dados da Espanha anunciou, em 4 de junho, que a Worldcoin entrou em acordo para que não retome suas atividades no país até o fim de 2024.
Vale lembrar que o projeto vem levantando preocupações com privacidade em vários países desde seu lançamento no ano passado. Em março, o regulador de dados de Portugal, CNPD, deu ordens para que o projeto Worldcoin suspendesse sua coleta de dados pessoais por 90 dias.
Ainda na oportunidade, Bodensteiner reafirmou o compromisso da Worldcoin no envolvimento com os reguladores europeus, destacando que a empresa não tem planos para abandonar a região.
No momento da publicação, o preço do Worldcoin estava cotado em US$ 1,89 com baixa de 3.6% nas últimas 24 horas. Atualmente, o volume de negócios de Worldcoin (WLD) é de US$ 495.501.252 nas últimas 24 horas, representando um aumento de 3,30% em relação a um dia atrás e sinalizando uma recente subida em atividade de mercado.