As empresas de gestão de ativos VanEck e 21Shares estão avançando no mercado de criptomoedas com o registro de um novo ETF baseado em Solana na Chicago Board Options Exchange (Cboe). De acordo com o presidente da ETF Store, Nate Geraci, “o relógio da decisão começa a correr” assim que a US Securities and Exchange Commission (SEC) oficializar o reconhecimento desses registros.
Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg, sugere que a decisão final sobre os ETFs Solana deve ocorrer por volta de março de 2025, com um período crítico em novembro, em decorrência das eleições presidenciais nos EUA. Ele comenta: “Se Biden vencer, esses provavelmente DOA. Se Trump vencer, qualquer coisa possível”.
Looks like Solana ETFs are going to have a final deadline of mid-March 2025. But between now and then the most imp date is in November. If Biden wins, these likely DOA. If Trump wins, anything poss. https://t.co/ywkf6oA8Rc
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) July 8, 2024
O documento 19b-4, necessário para os registros, serve como uma formalidade de manutenção de registros públicos, indicando que as bolsas devem comunicar suas intenções à SEC. Este processo é apenas uma parte da jornada regulatória, pois após a aprovação do 19b-4, os produtos ainda necessitam da aprovação do formulário S-1 para iniciar a negociação.
Os esforços da Cboe seguem-se a uma iniciativa da VanEck, que menos de duas semanas antes, havia registrado o primeiro ETF Solana à vista nos EUA. Matthew Sigel, Chefe de Pesquisa de Ativos Digitais da VanEck, compartilhou sua visão de que SOL deveria ser tratado como uma commodity, semelhante a Bitcoin e Ethereum.
Em uma movimentação rápida, um dia após o registro da VanEck, a 21Shares também apresentou seu pedido, demonstrando um crescimento no interesse por produtos financeiros baseados em criptomoedas. Ainda assim, uma análise da empresa de pesquisa on-chain Kaiko revela que essas movimentações não tiveram um impacto significativo no mercado de criptomoedas até o momento.