A Fundação Aptos apresentou uma proposta pioneira para implementar o Aave V3 em sua rede principal. Esta iniciativa representa a primeira tentativa de expansão do Aave para um ecossistema blockchain que não utiliza a Máquina Virtual Ethereum (EVM), um marco potencial no mundo das criptomoedas.
O projeto encontra-se na etapa de “verificação de temperatura”, onde está sendo avaliado o feedback inicial da comunidade de governança da Aave. Os desenvolvedores da Aave Labs já concluíram o código de integração, que foi testado na testnet da Aptos, com a Fundação Aptos financiando a auditoria que está em andamento. Caso a proposta receba luz verde, facilitará o acesso dos desenvolvedores Aptos ao Aave, utilizando a linguagem de programação Move, distinta da rede Ethereum.
O processo de governança delineado na proposta passa por várias fases, desde a verificação de temperatura atual até a eventual votação rápida, um período de solicitação de comentários (ARC) no Aave, culminando com uma votação para a aprovação da Proposta de Melhoria do Aave (AIP).
“Estamos colaborando com a Aptos para criar a primeira base de código do Aave Protocol V3 em Move que não utiliza EVM. Esta proposta da Fundação Aptos é uma parte crucial do plano Aave 2030 para diversificar as redes em que o Aave Protocol opera”, comentou Stani Kulechov, fundador e CEO da Aave.
Aptos Foundation has introduced a proposal to deploy Aave V3 on Aptos Mainnet as part of Aave’s open governance process. Aave Labs has built integration code and deployed it onto the Aptos testnet. If approved, this will be Aave's first deployment to a non-EVM blockchain. Read…
— Aptos (@Aptos) July 1, 2024
O uso da linguagem Move, desenvolvida inicialmente pela Meta por antigos membros do projeto stablecoin Diem do Facebook, diferencia a Aptos dos blockchains que operam sobre Ethereum. Esta implementação marcará um avanço significativo para Aave, ampliando sua presença para além das redes compatíveis com EVM.
Para Aptos, adotar um protocolo DeFi consolidado como Aave pode acelerar o crescimento de seu ecossistema e atrair um número maior de usuários e desenvolvedores. A incorporação de serviços DeFi reconhecidos sublinha também a ambição da plataforma de competir com outras redes de contratos inteligentes já estabelecidas.