Em um desenvolvimento magnífico para o avanço da indústria de criptomoedas, a empresa de investimentos VanEck apresentou, em 27 de junho, uma proposta para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Solana (SOL) à vista. O documento S-1 para um ETF de Solana foi apresentado junto a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA.
O movimento acontece após a SEC aprovar os ETFs de Bitcoin, em janeiro, e dar luz verde aos ETFs de Ethereum no final de maio, em uma reviravolta surpreendente.
O VanEck Solana Trust deverá fornecer uma exposição direta a criptomoeda Solana. De acordo com o documento apresentado pela gestora de ativos, as ações serão avaliadas todo os dias, baseadas nos preços que forem extraídos de plataformas de negociação selecionadas pela MarketVector.
“O VanEck Solana Trust é um fundo negociado em bolsa que emite ações ordinárias de interesse benéfico que deverão ser aprovadas para listagem, sujeitas a aviso de emissão, na Cboe BZX Exchange, Inc. O objetivo de investimento do Trust é refletir o desempenho do preço de Solana (“SOL”) menos as despesas das operações do Trust. Na busca de atingir seu objetivo de investimento, o Trust deterá a SOL e avaliará suas Ações diariamente com base na Taxa de Referência MarketVector”, diz parte do documento.
Cabe destacar que a crescente expectativa em torno da aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETFs) Spot Ethereum tem agitado o mercado de criptomoedas, com os olhares se voltando para Solana (SOL) como a próxima potencial candidata a essa inovação financeira.
O preço do Solana reagiu aos últimos movimentos no mercado. Após as informações SOL disparou mais de 7%. No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 148,55 com alta de 7.8% nas últimas 24 horas. 6.4%
Perspectiva de Aprovação do ETF Spot Solana Cresce
Daniel Yang, cofundador da Matrixport, é uma das vozes influentes que discutiu recentemente o possível futuro promissor de Solana em relação aos ETFs. Suas declarações surgem em um momento onde o interesse nesse tipo de produto cripto aumentou significativamente, graças a recentes movimentações regulatórias.
Yang destacou em uma reunião com a Securities and Exchange Commission (SEC) sugerindo atualizações no Formulário 19b-4 para os emissores de ETFs, um ambiente favorável está se formando. Após essas indicações regulatórias, o aumento no par Ethereum para Bitcoin (ETH/BTC) sugere um otimismo de mercado que pode abrir portas para outras criptomoedas como Solana. “Qual é o problema, se o ETF ETH realmente for aprovado em dois dias?… Uma negociação melhor que defenderei é: ‘COMPRAR SOL/ETH’. Isto pode parecer absurdo e definitivamente impopular. Os motivos são: 1) SOL será o próximo número 1 na fila se o ETF ETH for aprovado,” argumentou Yang.