A oferta de Bitcoin nas exchanges de criptomoedas atingiu um marco recentemente. De acordo com os dados divulgados pela plataforma de análise, Santiment, em 12 de junho, a oferta de Bitcoin nas exchanges apresentou uma queda para o nível mais baixo desde dezembro de 2021, de aproximadamente 942 mil moedas.
Diante do atual cenário, os analistas da plataforma também observaram que duas gigantes do mercado estão ‘ressurgindo das cinzas’ após a recente retração nos preços. De acordo com a análise, atualmente, as criptomoedas Ethereum (ETH) e Tether (USDT) “estão voltando”, sinalizando um potencial rompimento de alta dos tokens.
“A oferta de Bitcoin nas bolsas caiu para seu nível mais baixo desde dezembro de 2021 (~942 mil moedas). Enquanto isso, Ethereum e Tether estão voltando. Historicamente, há menos risco de queda para todas as criptomoedas, enquanto a oferta disponível de $BTC para venda é limitada”.
😎 Bitcoin’s supply on exchanges has now dropped to its lowest level since December, 2021 (~942K coins). Meanwhile, Ethereum and Tether are moving back on. Historically, there is less drop-off risk for all of crypto while $BTC‘s available supply to be sold is limited. pic.twitter.com/vGv0q6esxx
— Santiment (@santimentfeed) June 13, 2024
Vale lembrar que, recentmente, o volume dos fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados na maior criptomoeda saltou. Sinal de alta no preço do Bitcoin? O mercado mais amplo de criptomoedas apresentou uma retração recentemente, com o Bitcoin caindo abaixo da zona de US$ 67.000. No entanto, diante do aumento no volume dos ETFs, o preço do ativo iniciou uma recuperação importante.
Analistas da plataforma on-chain, Santiment, observaram, em 11 de junho, que o volume dos ETFs de Bitcoin à vista atingiu um pico não visto desde 15 de maio, sugerindo que este movimento pode impulsionar uma alta de preços. “O volume de ETFs de Bitcoin saltou para seu nível mais alto desde 15 de maio, de acordo com dados dos 7 maiores ETFs. Quando esses picos de volume ocorrem, há mais chances de os preços mudarem. Este último aumento foi provavelmente uma reação de compra de queda. Você espera um salto?”, destacou.
Oferta circundante Bitcoin
A plataforma on-chain especializada em criptomoedas, Glassnode, observou que, atualmente, o saldo das principais entidades rotuladas é estimado em aproximadamente 4,23 milhões, representando 27% da oferta circulante global, de acordo com o levantamento divulgado, em 12 de junho.
“O saldo agregado de todas as principais entidades rotuladas é estimado em aproximadamente 4,23 milhões, o que representa 27% da oferta circulante global ajustada (que é a oferta total menos moedas que permaneceram inativas por mais de sete anos)”, escreveu.
De acordo com o levantamento, o balanço das entidades é: ETF à vista dos EUA = 862 mil BTC; Mt. Gox Trustee = 141 mil BTC; Governo dos EUA = 207 mil BTC; Todas as exchanges = 2,3 milhões; mineradores BTC (Exc. Patoshi) = 706 mil BTC.
The aggregated balance of all major labelled entities is estimated to be ~4.23M, which accounts for 27% of the overall adjusted circulating supply (which is the total supply minus coins that have remained dormant for more than seven years).
🟡 US Spot ETF = 862k BTC
🔴 Mt. Gox… pic.twitter.com/7Mye9unXJe— glassnode (@glassnode) June 12, 2024
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 67.913,01 com alta de 2.1% nas últimas 24 horas.