Em uma mudança significativa de perspectiva, Michael Saylor, fundador da MicroStrategy, agora vê a aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETFs) de Ether como um avanço não só para o Ether mas também para o Bitcoin.
Durante uma conversa com Peter McCormack no episódio de 25 de maio do podcast “What Bitcoin Did”, Saylor articulou sua visão otimista sobre como essa aprovação poderá acelerar a adoção do Bitcoin. “Isso é bom para o Bitcoin ou não? Sim, acho que é bom para o Bitcoin, na verdade, acho que pode ser melhor para o Bitcoin porque acho que somos politicamente muito mais poderosos, apoiados por toda a indústria de criptografia”, destacou Saylor.
Esta nova posição emerge após a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovar oito ETFs Ether à vista em 23 de maio, uma decisão que Saylor acredita que fortalecerá a infraestrutura de apoio ao Bitcoin. “Eles servem como outra linha de defesa para o Bitcoin”, comentou ele, sugerindo que os ETFs Ether agregam uma camada adicional de legitimidade e proteção para o Bitcoin dentro do sistema financeiro tradicional.
Saylor também refletiu sobre o impacto dessa mudança na percepção dos investidores institucionais, que agora podem ver as criptomoedas como uma classe de ativo legítima. Ele especula que, embora os fundos possam ser alocados em diversos criptoativos, o Bitcoin, por ser o líder entre eles, capturará a maior parte dos investimentos. “Acho que os principais investidores dirão: ah, existe uma classe de ativos criptográficos agora, talvez alocaremos 5% ou 10% para a classe de ativos criptográficos, mas o Bitcoin será 60% ou 70% disso”, afirmou Saylor.
Anteriormente cético quanto à possibilidade de aprovação dos ETFs Ether à vista pela SEC, Saylor havia projetado um cenário onde o Bitcoin poderia ser o único ativo criptográfico legitimado através de um ETF à vista por Wall Street. No entanto, a realidade se mostrou diferente, e essa mudança de cenário fez Saylor reconhecer o potencial dos ETFs Ether para impulsionar ainda mais o ecossistema do Bitcoin.
A nova postura de Saylor gerou discussões na comunidade de criptomoedas, com figuras como Joe Carlasare e o analista Ricky Bobbyy ponderando sobre as implicações dessa mudança de perspectiva, com Bobbyy questionando, “O próximo passo é Saylor comprar ETH? Isso é um sério 180”.