A Tether, líder global na emissão de stablecoins, anunciou recentemente a criação de 1 bilhão de tokens USDT na blockchain Ethereum (ETH). Esse movimento gerou uma onda de especulações quanto ao impacto potencial no mercado de criptomoedas.
Essa decisão ocorre em um momento estratégico, coincidindo com a iminente decisão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) sobre a proposta de um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Ethereum, aguardada para os próximos dias.
O CEO da Tether, Paolo Ardoino, esclareceu via mídias sociais que essa emissão tinha como propósito “a reposição de estoques” e foi uma “transação autorizada, mas não distribuída”.
PSA: 1B USDt inventory replenish on Ethereum Network. Note this is an authorized but not issued transaction, meaning that this amount will be used as inventory for next period issuance requests and chain swaps.
— Paolo Ardoino 🤖🍐 (@paoloardoino) May 21, 2024
Esses tokens, por enquanto, não estão em circulação e serão reservados para futuras demandas de emissão e transações em cadeia. Analistas interpretam esse movimento como uma preparação estratégica para um possível impulso no mercado, impulsionado pela expectativa de aprovação do ETF ETH.
No passado, um aumento na oferta de USDT frequentemente esteve associado a tendências de alta mais amplas no mercado de criptomoedas, resultando em aumento dos volumes de negociação e maior atividade no ecossistema de ativos digitais.