A tão aguardada decisão da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA sobre os fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados em Ethereum (ETH) à vista pode estar muito próxima. Estima-se que a decisão sobre uma potencial aprovação o rejeição dos ETFs de Ethereum deve acontecer esta semana. Uma aprovação dos fundos pode impulsionar a segunda maior criptomoeda a alcançar novos patamares, assim como aconteceu com o Bitcoin, o que vem deixando a comunidade cripto ansiosa pela decisão.
Cabe destacar que o regulador vem adiando suas decisões sobre os ETFs de Ethereum nos últimos meses. As decisões da SEC sobre os adiamentos acontecem diante do contexto de preocupações regulatórias sobre o mercado spot de criptomoedas. Historicamente, a SEC tem expressado inquietações sobre a possibilidade de fraude e manipulação neste mercado.
Neste sentido, a Agência terá o último prazo para decidir sobre o pedido da VanEck, em 23 de maio. A proposta conjunta entre a ARK Invest e a 21Shares deverá receber o veredicto da SEC no dia seguinte. A lista de emissores que desejam lançar um ETF Ethereum à vista também inclui outras gigantes, a exemplo da BlackRock, Fidelity, Bitwise, Galaxy Digital, Franklin Templeton e Hashdex.
No entanto, há um senso dentro da comunidade de criptomoedas e alguns especialistas de que há uma grande probabilidade de que a SEC rejeite os pedidos de um ETF spot do Ethereum. Ao analisar o cenário na indústria, alguns especialistas têm a crença de que isto acontecerá, baseando-se na falta de envolvimento entre a SEC e os emitentes de ETF.
Gary Gensler evita falar sobre status do Ethereum como título
Em uma recente entrevista na CNBC, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler, optou por não categorizar o Ethereum diretamente como uma mercadoria ou um título. Em vez disso, Gensler destacou a importância de proteger os investidores americanos e abordou as condutas dos intermediários no espaço cripto.
“O que posso dizer é que a minha preocupação central é: como podemos proteger o investidor americano? Atualmente, eles não estão recebendo as informações que são devidamente exigidas”, declarou Gensler ao responder uma pergunta de Andrew Ross Sorkin no programa “Squawk Box”.