Você está pensando em comprar bitcoin, mas ainda não chegou lá. Algo está faltando, mas você não tem certeza do quê. Bem, você não aprenderá tudo o que existe sobre Bitcoin e blockchain em um dia, embora haja algumas coisas que você deva saber antes de comprar bitcoin.
O que é Bitcoin e o que significa?
Em primeiro lugar, bitcoin , criptomoedas e blockchain não são nada como as finanças tradicionais. Na verdade, eles foram criados em resposta à falência de bancos tradicionais durante a crise financeira global de 2008.
O criador do Bitcoin, um misterioso grupo ou indivíduo Satoshi Nakamoto acreditava estritamente na liberdade pessoal de fazer transações com quem você quiser, na privacidade individual (razão pela qual ele permaneceu anônimo) e na fragilidade das finanças tradicionais centralizadas (evidente na corrupção e abuso de seus poder, o que também conduz a eventos prejudiciais, como a crise financeira).
O sistema monetário moderno se baseia em inflar o dinheiro suado das pessoas de propósito para desencorajar a poupança e encorajar os gastos. Precisamente por esse motivo, o Bitcoin foi feito para ser deflacionário ( mas não da maneira que você pensa ).
Os sistemas de caixa digital (como DigiCash ou E-Gold) já foram concebidos nos anos 90, mas falharam em sua implementação. De acordo com Satoshi Nakamoto, foi sua natureza centralizada que levou ao fracasso. É por isso que o indivíduo ou grupo de pessoas por trás pseudônimo do Satoshi projetados bitcoin para ser um sistema completamente descentralizado com nenhuma autoridade central ou ponto central de falha (como os bancos centrais e comerciais) para controlá-lo, congelar sua conta se eles não gostam de você , censure suas transações ou simplesmente confisque seu dinheiro sem sua permissão. A descentralização também é um recurso de segurança – não há nenhuma instituição central ou data center a ser hackeado, e é por isso que o Bitcoin é o sistema financeiro mais seguro já feito.
Essencialmente, a Rede Bitcoin é um projeto P2P de código aberto, muito parecido com a Wikipedia ou sistemas operacionais baseados em Linux . Qualquer um é livre para rodar um nó de bitcoin, desenvolver aplicativos com base em seu protocolo ou bifurcá-lo, o que torna o Bitcoin a melhor ferramenta de dinheiro e liberdade de expressão das pessoas – algo que nossa civilização nunca teve antes.
Não há lucros garantidos em bitcoin
A internet está cheia de conselhos sobre a compra de bitcoins , mas você precisa ter em mente que nem tudo se aplica a todas as instâncias. Sua milhagem pode variar, como dizem.
Muitas pessoas que procuram comprar bitcoin ainda o tratam como um esquema para enriquecimento rápido. Isso não é totalmente errado – o bitcoin tornou muitos dos primeiros usuários podre de ricos . Basta olhar para este desempenho incrível durante os primeiros dez anos de existência dos bitcoins – é definitivamente algo para se ver.
Apesar de uma década de sucesso, não há retornos garantidos em bitcoin. Na verdade, o bitcoin é muito volátil e muitas pessoas também perderam seu dinheiro ganho com tanto esforço. Uma regra de ouro a ser seguida aqui é que você nunca deve comprar bitcoin por mais do que pode perder. Lembre-se de que, apesar da segurança de uma rede descentralizada, o Bitcoin ainda é um experimento social em sua infância. Pode ser bem-sucedido ou pode falhar, e ninguém sabe ao certo qual será.
Cuidado com fraudes e golpes
Terceiro, você provavelmente já ouviu falar sobre muitos hacks e golpes que cercam o espaço da criptomoeda. Na verdade, apenas em 2018, os hackers conseguiram roubar quase US $ 1,7 bilhão . Mas isso significa que bitcoin e criptomoedas não são seguras? Não exatamente.
A maioria dos hacks de criptomoeda acontece devido a falhas de segurança nas trocas de criptomoedas. Cada troca de criptografia tem uma carteira interna onde você pode enviar e receber seus fundos de criptografia. É um lugar bastante conveniente para guardar suas moedas – você pode vendê-lo a qualquer momento e não precisa fazer nada para configurar sua própria carteira de criptografia – os fundos estão sempre ao seu alcance. Eles são como bancos do mundo criptográfico. No entanto, há um problema.
Os fundos armazenados em uma bolsa de criptomoedas não são exatamente seus. As trocas não fornecem chaves privadas que comprovem sua propriedade do bitcoin. Portanto, se uma bolsa administrar mal suas operações, eles podem perder seus fundos também, e isso já aconteceu muitas vezes antes (alguma vez foi chefe de Mt. Gox ?).
Quer seja por pura ignorância ou conveniência, muitas pessoas ainda mantêm seus bitcoins em uma carteira de câmbio de criptomoeda . Isso torna as trocas um alvo ideal para um ataque de hacker. É como um honeypot com risco mínimo e recompensa máxima. É por isso que os hackers desenvolvem esquemas extremamente elaborados sobre como roubar trocas de criptomoedas. Infelizmente, alguns deles são bem-sucedidos. Em última análise, não adianta confiar em serviços centralizados se você deseja usar um sistema descentralizado como o bitcoin. Isso vai contra a ideia inteira.
Terceiros confiáveis são falhas de segurança
– Nick Szabo (@ NickSzabo4) 20 de dezembro de 2017
Se você for comprar Bitcoin, não o guarde na conta de câmbio. Aprenda como configurar sua própria carteira Bitcoin ou simplesmente compre uma de hardware na Ledger ou Trezor . Isso o ajudará a maximizar sua segurança e evitar situações desagradáveis.
Além do bitcoin, existem mais de 4.000 criptomoedas que utilizam a tecnologia blockchain de uma forma ou de outra, e algumas delas são golpes completos. Bitcoin é como uma figura paterna para a maioria das altcoins. Alguns deles são meras cópias do protocolo principal, enquanto outros estão fazendo algo completamente diferente.
Por exemplo, se você acessasse Bitcoin.com ou seguisse @Bitcoin no Twitter, gostaria que tivesse encontrado uma maneira fácil de comprar bitcoin. No entanto, Bitcoin.com realmente vende Bitcoin Cash (BCH) , um fork do Bitcoin original (BTC) . Embora normalmente seja tratado como propaganda enganosa, os desenvolvedores de Bitcoin Cash (BCH) acreditam que sua versão do Bitcoin (Cash) é o bitcoin original real, embora a maioria do mundo discorde. Como o bitcoin é um software de código aberto e não uma marca protegida por direitos autorais, existem campanhas de desinformação como essa.
Sempre faça sua própria pesquisa e não coloque seu dinheiro em moedas que não lhe inspirem confiança. Existem poucas joias entre todas as criptomoedas que genuinamente procuram criar tecnologias baseadas em blockchain úteis e disruptivas, mas você tem que encontrá-las sozinho.
Agora que você está mais informado sobre o que é e o que não é bitcoin, pode prosseguir com sua compra. Esperançosamente, nosso guia informativo não o dissuadiu. E se funcionou, também é bom – espere alguns anos até que seja muito mais fácil de usar e proteger sua criptomoeda.
Idealmente, você deve começar pesquisando onde comprar bitcoin. Nosso guia sobre como escolher uma bolsa de criptomoeda pode ajudá-lo com isso. Você pode dar uma olhada em nosso rastreador de preços que mostrará qual é atualmente o melhor lugar para comprar bitcoins em termos de preço.
Não existe uma maneira mais rápida de comprar Bitcoin, pois isso depende de muitos fatores, como sua localização geográfica e métodos de pagamento preferidos. Consulte nossas análises abrangentes de troca para descobrir quais são as melhores para sua situação.